Cinco áreas de franquias que podem ser destaques em 2015

O ano de 2015 promete ser de ajustes econômicos. Especialistas do setor de franquias dizem que o ano que começará será de crescimento, porém em um ritmo menor ao registrado anteriormente. Contudo, franqueados dizem que não acreditam que ocorra uma paralisação no crescimento, mas alguns setores irão se destacar mais que outros, algo bastante recorrente. Para quem pretende abrir a própria empresa, pensa em entrar no mercado de franchising e ainda não decidiu qual ramo quer seguir, nós selecionamos cinco áreas que podem ser destaques em 2015.

1. Produtos naturais e alimentação saudável

Cada vez mais as pessoas estão focando na qualidade vida. Cuidar da saúde é quase uma regra. A busca por alimentação mais saudável impulsiona o mercado de franquias e provavelmente será um dos destaques em 2015. De acordo com estudo realizado pela Fiesp e o Ibope mostrou que cerca de 70% dos brasileiros lêem os rótulos dos alimentos e que 32% escolhem os produtos com base nos nutrientes que irão ingerir. Dentro deste quadro, o aumento de franquias de restaurantes naturais devem ser algo mais frequente em todo o Brasil. Além disso, franquias especializadas em comercializar produtos naturais também são tendências para próximo ano.

2. Fast-food e delivery

O ramo da alimentação continuará movimentando a economia brasileira em 2015. Assim como o mercado de alimentação saudável outro destaque são as franquias de fast-food, principalmente as especializadas em delivery. O brasileiro tem cada vez mais gastado com alimentação fora de casa. O setor de food-service cresce ao ano a taxa de 14,4%, segundo dados divulgados pela Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).

As franquias especializadas em delivery tendem a crescer mais ainda. No primeiro semestre deste ano o faturamento das 601 franquias que aderiam ao delivery faturaram R$ 383,4 milhões, divulgou levantamento realizado pela Rizzi Franchise.

3. Franquias de serviços gerais

Com a vida cada vez mais atribuladas cuidar da casa não é uma tarefa fácil. Cada vez mais buscados são os serviços gerais, que incluem limpeza, corte de grama, reformas e etc. O mercado para este tipo de franquias tem muito espaço. Vai desde lavanderias até o empresas que realizam reformas. Para entrar neste mercado não é necessariamente ter experiência, porém em artigo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) destaca que para entrar neste ramo é necessário compromisso. Para investir não é necessário ter muito dinheiro, pois boa parte das marcas possuí redes de microfranquias e estas estão em alta no Brasil. O segmento responde pela geração e manutenção de 1,1 milhão de empregos diretos no País.

4. Franquias de beleza

A vaidade não é apenas para mulheres, já que a procura de homens por salões de beleza é crescente. A busca por clínicas especializadas para tratamentos estéticas também teve mudança do perfil do público consumidor. Estas alterações tem aumentado a força das franquias focadas em cosméticos e serviços de beleza. De acordo com pesquisa da ABF, o segmento de beleza em 2013 teve o faturamento de 23,9%, sendo que a associação acredita que o mercado estético avançará ainda mais no próximo ano.

5. Franquias de serviços para idosos

O Brasil é um país que envelhece rapidamente. Extimativas do IBGE projetam que nós próximos 20 anos a população com mais de 60 anos irá triplicar, indo dos atuais 22,9 milhões para 88,6 milhões. Neste ritmo as franquias que prestam serviços para este público estão cada vez mais em destaque. Neste segmento, as redes de cuidadores são um exemplo.