O Brasil é um dos países líderes em abertura de franquias, com tantos desejando a independência financeira, o número de empreendedores no setor de franchising só cresce. E para contemplar tanto interesse as franquias internacionais vêm se aproveitando desta oportunidade e invadindo o território canarinho.
Especialmente após a crise econômica mundial em 2008, que afetou muito o cenário mundial, a migração de franquias internacionais explodiu. Muitos passaram a buscar economias promissoras em países em desenvolvimento e aquecimento, como o Brasil na época.
Mesmo com o desempenho econômico não tanto atrativo, ainda assim o Brasil não saiu do foco de muitos negócios internacionais por possuir perfis de públicos muito atrativos para a expansão dos negócios.
Somente em 2013, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), tivemos 42 empresas internacionais entrando no sistema de franquias brasileiro. Quando comparadas ao número total de marcas no período, as franquias internacionais corresponderam a 15% das novas marcas.
Algumas marcas, como Calvin Klein, Adidas e Samsung, embora já presentes no país, ainda não possuíam o modelo de franquia. Outras só chegaram mesmo há pouco tempo, como a Desigual e a GAP. O ramo de vestuário e alimentício são os que mais se destacam nesta expansão.
Dentre os principais interessados no Brasil, temos os Estados Unidos, eles lideram na quantidade de marcas de franquias. Do número estimado de 200 marcas internacionais franqueáveis, calcula-se que 93 são norte-americanas.
Dentre uma das principais estratégias de penetração adotada pelas franquias internacionais, a mais evidente e aparentemente mais segura é a abertura de lojas em aeroportos. Com o acesso a um público variado, clientes que já estão familiarizados com suas marcas e clientes em potenciais, esta vem sendo uma das principais opções de expansão adotadas.
Vantagens e preocupações para abrir Franquias Internacionais
1-Dependendo do público, muitas empresas são bem conhecidas e possuem marcas extremamente fortes, o que atrai grandes oportunidades.
2-Quando se trata de marcas novas, há oportunidades de crescimento junto com a mesma no mercado em expansão e promissor.
3-Muitos negócios trazem grades inovações e processos reconhecidamente mais modernos e avançados que alguns produtos nacionais, possibilitando grande diferencial.
4-O franqueado deve estar atento se a implantação será feita pela própria marca ou por um máster franqueado.
5-Deve-se checar os estudos feitos pela empresa sobre o mercado nacional, se os dados são consistentes e compatíveis com o mercado real.
6-Esteja seguro quanto ao prazo estimado para retorno dos investimentos e planos de expansão.
Se você se interessa em expandir seus negócios ou investir em novas oportunidades com franquias internacionais, conheça 10 marcas e seus setores de atuação, para começar sua pesquisa de mercado:
Vestuário: Calvin Klein, Lu by Lolita ahi, Rapsodia, Desigual
Acessórios: Adidas, Samsonite, Zenit
Alimentação: Jhonny Rockets, La Caballeriza, Red Lobster
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