Com 22 anos de existência e a quatro como rede de franchising, a floricultura Florisbella é a primeira do Brasil a trabalhar neste setor. Simone Kneipp, diretora da marca, contou que desafios aparecem no dia a dia da empresa. Mas salientou que “acredito que o maior dos desafios está em fazer com que o candidato à franquia acredite que o setor de flores e plantas é um negócio rentável”. E tudo indica que ela tem razão. O mercado de flores no Brasil está aquecido. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) o crescimento deve ser de 10% em 2014, se comparar ao mesmo período do ano anterior. A expectativa da marca é expandir os negócios por diferentes partes do Brasil
Simone relatou que a empresa conta com uma forte parceria e grandes aliados, como Holambra e Atibaia, no estado de São Paulo, através de suas cooperativas. Isso faz com que as flores sejam de alta qualidade, afinal as cidades são as maiores produtoras de flores do País, sendo referência internacionalmente.
A Florisbella atualmente possui três lojas próprias em Campinas, também em São Paulo. Duas unidades franqueadas em Salvador, na Bahia, e em Vila Velha, no Espírito Santo. O Rio de Janeiro, capital, está prestes a ter uma loja da marca. A diretora contou que mais oito propostas estão em análise e em breve cidades como Porto Alegre, Niterói, São Paulo capital e municípios do interior paulista poderão ter os trabalhos oferecidos pela rede de floriculturas.
Simone ressaltou que o atual momento econômico, descrito por muitos economistas como de resseção, não atingiu o mercado de flores. “Falando particularmente da nossa situação, o sistema de franquias é uma ótima forma de garantir maior estabilidade sobre crises de marketing e produtividade. Além disso, nossa empresa também vende pela internet, apesar do nosso principal ponto positivo ser a própria loja física. Por isso, podemos dizer que as crises e recessões financeiras não estão nos afetando tanto, já que, apesar do nosso mercado ter bastante características de sazonalidade (Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.), ainda assim possuímos ótimos números de vendas durante todas as épocas do ano”, destacou.
O valor total em uma franquia da Florisbella é em torno de R$ 110 mil. O franqueado recebe assessoramento permanente, auxílio para lidar com a concorrência, cursos de atualização, dentre outros. Não é necessário que os empresários tenham cursos relacionados a administração, porém Simone lembra que estes podem ser diferenciais para o sucesso da franquia.
A diretora explicou que a compra da matéria-prima é por conta dos franqueados, contudo, eles prestam auxílio na hora da aquisição das flores e demais produtos. “Esse acaba sendo um grande ponto positivo da nossa empresa, já que estamos ao lado do maior polo produtor de flores do Brasil, a cidade de Holambra”, falou.
Para presentes e decoração a Florisbella conta com uma grande variedade de flores, entre elas rosas, gipsófilias, alstroemérias, orquídeas, lisiantos e girassóis. “O que nos diferencia da maioria das floriculturas é nosso mix de produtos: além de arranjos florais, buquês e vasos decorativos, também oferecemos cestas de café da manhã, queijos e vinhos, pelúcias, chocolates e cartões”, completou Simone.
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