Que Food Trucks são uma ótima oportunidade de negócios para os apaixonados por gastronomia e interessados em desbravar as vantagens desta novidade no mercado, você já deve saber, mas o que muitos talvez não sabem ou tem dúvidas é sobre como se pode iniciar um negócio desses.
Se você está pensando em abrir o seu negócio, fique atendo às etapas iniciais. A adaptação do veículo é um dos passos iniciais, fazer o processo em uma Kombi pode custar de R$ 10 a R$ 60 mil. Um furgão, como uma Sprinter, de R$ 30 a R$ 120 mil, e um caminhão não custa menos de R$ 50 mil.
Embora o investimento inicial seja aparentemente alto, há muitas opções disponíveis, mas todas também envolvem custos de infra estrutura, capital de giro, além de muitos outros. Para se organizar e realmente dar passos seguros, confira a seguir 10 dicas sobre o que você precisa saber para montar seu Food truck.
1) Conheça bem o negócio
Partir do zero e criar um negócio de food truck bem sucedido requer muito planejamento. Nenhum eompresário se tornou um sucesso da noite para o dia. Por isto, a criação de um plano de negócios completo é fundamental. Esta ferramenta muito ignorada por muitos empresários e empreendedores é capaz de ajudá-lo a alcançar maior compreensão sobre o que é preciso para operar e prosperar.
2) Pesquise franquias, histórico do mercado
Tornar-se um franqueado pode ser uma base segura para quem está começando. Caso escolha por um modelo de franquia, pesquise bem e aproveite todo o momento inicial para esclarecer todas as dúvidas e mergulhar nas opções do mercado pelo qual optou, especialmente sobre a parte culinária que é o grande diferencial, não basta ser um curioso que gosta de comida, é preciso entender bem todo o processo envolvido. Dedique-se.
3) Conheça e siga a legislação
Ignorar ou não entender como o seu município regula o mercado de food trucks pode
trazer grandes problemas muito rapidamente para o seu negócio. Atualmente o único estado com regulamentação mais detalhada sobre food trucks é São Paulo, mesmo assim, já começaram negociações em diferentes estados e cidades, inspiradas no modelo paulista, esteja atento.
4) Empenhe-se, motive-se e dedique-se integralmente
Não abra mão de estar envolvido em todas as etapas. Do planejamento inicial a todas as etapas de execução quando à todo vapor, participe, conheça, domine, dedique-se. Também não deixe de voltar seu olhar para a equipe envolvida, manter todos na mesma sintonia pode ser fundamental para a sobreviência e sucesso do negócio.
5) Cuide do seu equilíbrio emocional
Muitos são os desafios iniciais, alguns fatores alheios a sua vontade e planejamento, como variações de tempo, empecilhos técnicos e operacionais podem interferir no desempenho inicial do seu negócio. Além de manter o jogo de cintura para vencer os desafios é necessário se preparar psicologicamente para as dificuldades. A interferência climática, por exemplo, com excessos de calor, ou chuvas e até mesmo frio demasiados, por dias seguidos podem abalar sua confiança, portanto, prepare-se.
6) Selecione atentamente e gerencie bem seus fornecedores
Lembre-se que seu trabalho pode depender em grande parte deles, além distom as variações surpreendentes da demanda podem exigir que você precise de encomendas urgentes, portanto, manter um excelente relacionamento é fundamental para sua sobrevivência. Não deixe de visitá-los, analisar e comparar cada um de seus fornecedores. Também crie novas parcerias comerciais especialmente com negócios focados na qualidade e não apenas no preço baixo.
7) Treine sempre e muito!
Dedique tempo para especializar seus colaboradores, para conhecer e dominar os sistemas envolvidos, faça testes e exames de avaliação constantes para ter certeza da manutenção da qualidade mesmo depois de já ter os negócios abertos. Mesmo que tenha optado por um modelo de franquias, não abra mão dos testes e verificações realizadas de forma independente.
8) Esteja atento às dinâmicas do mercado
Food Truck já é um modelo de negócio inovador que se adaptou às novas relações e necessidades do novo consumidor, portanto, não espere o tempo passar, permaneça atento às modificações, foque também em fechar parcerias e não deixe as oportunidades passarem.
9) Não deixe de gerir e acompanhar a comunicação e o marketing
O grande boom do food truck surgiu com a ajuda da tecologia. As redes sociais impulsionaram e simplificaram a comunicação e as ações de marketing, por isto, não é possível desconsiderar estas importantes ferramentas e canais de comunicação com seus clientes. Se não dominar, delegue a membros da equipe especializados ou até mesmo terceirize o acompanhamento do marketing digital para empresas especializadas, pois uma excelente Comunicação e estratégias de Marketing Digital podem fazer uma enorme diferença.
10) Mantenha-se atento e crítico para criar seus modelos
Apesar de todas as nossas dicas, o feeling e a experiência do próprio empresário é que determinarão efetivamente os passos a serem seguidos, afinal de contas, somente você terá realmente certeza do que é necessário e indispensável para fazer seu negócio prosperar.
Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter