As tradicionais locadoras de bairro quase desapareceram. Foi por pouco. Com o boom dos downloads (principalmente entre 2006 e 2009), grande parte dos clientes optaram por baixar filmes em vez de sair para alugar. O fim parecia certo. Muitos franqueados desistiram do negócio. Mas talvez tenham se precipitado.
Uma reviravolta inesperada, também ligada à tecnologia, acabou dando um novo sopro de vida ao negócio. A popularização do Blu-Ray atraiu para as lojas um público interessado na qualidade da imagem, que não se contenta com downloads.
Foi uma ressurreição impressionante. A 100% Vídeo, por exemplo, empresa certificada com o Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Franchising, conta hoje com 80 lojas em mais de dez estados brasileiros. É claro que a queda nos preços de aparelhos para assistir Blu-Ray ajudou muito. Mas existem outro fatores que contribuíram para essa volta por cima.
Novos tempos, novas abordagens
A diversificação também foi importante. Hoje, algumas locadoras oferecem serviços como xerox e produtos como brinquedos, itens de papelaria e de informática. É um novo conceito que vai além da antiga locadora: o magazine de entretenimento.
E atualmente, mais do que nunca, o atendimento é fundamental. Profissionais qualificados para indicar as melhores opções de entretenimento de acordo com o perfil de cada cliente são um diferencial. É algo que simplesmente inexiste quando se baixa um filme na internet.
Internet: inimiga ou aliada?
Hoje, a página da 100% Vídeo no Facebook tem 17 mil “curtidas”. São cliques que confirmam que, contrariando as previsões mais sombrias de alguns anos atrás, a franquia vai bem, obrigado. E provam que a internet não significa necessariamente a morte para esse negócio. Pelo contrário. Ela ajuda a dar suporte a uma nova fase de vida desse business.
Por isso, vale a pena estar sempre atento às tendências de mercado. Elas flutuam, mudam e as oportunidades se renovam. Fique ligado no Mapa das Franquias para acompanhar o que está acontecendo nesse universo e saber como as inovações podem impactar seu negócio.