As Havaianas conquistaram o mundo. A afirmação é sustentada pelo sucesso que o chinelo “Made in Brasil” conquistou em suas cinco décadas de existência ao redor dos principais mercados mundiais. O encanto, que começou nos pés, agora chega também ao vestuário, com uma nova linha que terá 500 novos itens, incluindo moda praia.
Considerada uma das maiores franquias do País, a Havaianas, do Grupo Alpargatas (que controla também a Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Sete Léguas, Timberland e parte da Osklen), terá peças produzidas de forma terceirizada em 20 fábricas no Brasil. Diferentemente das sandálias, que são 100% nacionais, não está descartada a fabricação no exterior.
A nova estratégia da rede Havaianas terá início em três lojas, duas em São Paulo (Shopping Iguatemi e rua Oscar Freire), e outra no Rio (Shopping Leblon). Nesta nova etapa, parte da rede de franquias no Brasil e no exterior também devem ser contempladas.
De acordo com declarações dos porta-vozes da empresa, o colorido será outra característica na coleção composta por bermudas, camisetas, biquínis, sungas e saídas de praia, entre outros.
Reputação
Uma pesquisa, realizada pelo Reputation Institute, avaliou organizações de vários setores para saber o nível de confiança, proximidade, admiração e estima diante de seu público-alvo, ou seja, para medir a reputação da empresa.
O estudo ouviu mais de 11 mil brasileiros e a Alpargatas recebeu a nota 76,81, um resultado que a coloca como uma Companhia com forte reputação entre os seus consumidores.
Nova Fábrica – Para dar suporte ao crescimento da marca brasileira de maior expressão internacional, a Alpargatas inaugurou uma nova fábrica, no final do ano passado, em Montes Claros (MG), que ampliará capacidade produtiva de Havaianas em 40% – são mais 102 milhões de pares por ano. Os mais de 100 modelos de sandálias passarão a calçar 260 milhões de pés ao redor do mundo.
A fábrica em Montes Claros, de altíssima tecnologia, está preparada também para produzir outros calçados de borracha. A unidade foi instalada em uma área de mais de 370 mil metros quadrados e conta com 53 mil metros quadrados de área construída. Projetada para aproveitar os recursos naturais disponíveis, a nova fábrica demandou investimento de R$ 279 milhões.
A unidade aproveita a iluminação e ventilação naturais, a energia solar é utilizada para o aquecimento da água de chuveiros disponíveis para os empregados e em postes externos. Além disso, toda água será tratada para ser reutilizada em jardins e banheiros e os resíduos de produção serão reincorporados ao processo de fabricação de novos produtos.