O franchising brasileiro se mantém aquecido em 2025. Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou crescimento nominal de 14,2% no faturamento no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, somando R$ 69,9 bilhões. Além disso, o segmento de food service foi responsável por 14,2% do faturamento do franchising nacional. A Açaí Concept, rede global de franquias de açaí e cremes tropicais, acompanha esse avanço, presente em 18 estados brasileiros, a marca também possui mais de 50 lojas no exterior e aposta na expansão do setor para a próxima estação.
Para Rodrigo Melo, cofundador e sócio da Açaí Concept, as expectativas para a estação primavera/verão são bastante promissoras. “O açaí se consolidou como uma tendência no Brasil, especialmente nos dias mais quentes, por ser uma sobremesa leve e refrescante. O consumidor valoriza o poder de escolha e quando há opções como o fruto amazônico, mix de frutas e acompanhamentos variados, essa liberdade se transforma em uma excelente oportunidade de lucrar”, comenta.
Para quem busca empreender aproveitando o clima mais quente, as franquias de açaí podem ser uma aposta estratégica. A Açaí Concept, por exemplo, oferece modelos variados – lojas, quiosques e containers – e, para quem deseja inaugurar ainda este ano, o quiosque da marca se destaca como o formato ideal, com tempo médio de implantação de até 60 dias.
Neste sentido, o empresário compartilha três dicas valiosas para quem deseja investir em uma franquia de sobremesas geladas nos próximos meses, confira:
Analise bem o ponto comercial
“A localização é extremamente importante para conquistar o sucesso. Busque lugares com grande fluxo de pessoas, pense onde os seus clientes podem estar, neste caso, em praias, próximo de clubes e até shopping centers”, indica o executivo.
Escolha uma marca com suporte e estrutura sólida
Antes de fechar negócio, avalie o suporte oferecido pela franqueadora: treinamento, marketing, logística, padronização e acompanhamento de desempenho. “Faça uma pesquisa de mercado e veja como a marca está posicionada e converse com outros franqueados para ter feedbacks mais sinceros”, aconselha.
Não mude o cardápio, ajuste-o
Certifique-se de que a franquia permite flexibilidade para adaptar o cardápio conforme a estação. Isso garante vendas consistentes o ano inteiro. Embora toppings mais encorpados, como leite em pó e amendoim, atraiam consumidores nos dias frios, é importante diversificar ainda mais o menu. “Seja criativo. Acrescente waffles, tapiocas ou até salgados ao cardápio. Essas opções ajudam a manter o fluxo de clientes e aumentam o ticket médio mesmo nos dias mais frios”, orienta o CEO.






