Franqueada da Espaçolaser conta como alcançou o sucesso administrando o seu negócio a distância

Jornalista e empresária, Adriana Iász comanda lojas da rede em Goiás e Mato Grosso diretamente de São Paulo, unindo tecnologia, inovação e presença estratégica

Gerenciar negócios em diferentes estados pode parecer um desafio para muitos empreendedores, mas para Adriana Iász, que é franqueada da Espaçolaser há 9 anos, a distância nunca foi um obstáculo. À frente de quatro unidades da marca, localizadas em Aparecida de Goiânia (GO) e Sinop (MT), ela mostra que, com tecnologia, apoio estrutural da rede, processos bem estabelecidos e uma liderança humanizada, é possível manter alta performance mesmo longe fisicamente das operações.

A trajetória de Adriana com a Espaçolaser começou em 2016, quando ela e o marido decidiram investir na marca — inicialmente se mudando de São Paulo para o interior paulista, em São José do Rio Preto, para acompanhar de perto a inauguração de sua primeira unidade. “Naquele momento, era essencial estar próxima do negócio, entender a cultura e formar o time. Essa vivência inicial foi determinante para o sucesso posterior”, explica.

Com a consolidação da operação e a expansão para novos estados, Adriana retornou a São Paulo e decidiu seguir um modelo sólido de gestão a distância. Segundo ela, a Espaçolaser oferece sistemas integrados e altamente refinados, com todos os indicadores já pré-elaborados, que permitem o acompanhamento da produtividade das lojas em tempo real — do número de atendimentos às vendas realizadas por colaborador. “Consigo saber, de São Paulo, quantos agendamentos uma consultora fez no dia ou quantos procedimentos foram realizados. A tecnologia nos dá total visibilidade”, afirma.

Mas, para Adriana, a gestão exige mais do que ferramentas: requer presença constante — mesmo que não física. Por isso, além de contar com o apoio dos sistemas da franqueadora, Adriana criou mecanismos personalizados para engajar e se comunicar com as equipes, como um boletim interno que compartilha conquistas das colaboradoras, boas práticas e ações de bem-estar, como o “Dia da Saúde”, que é realizado mensalmente em todas as unidades. “O boletim conecta nossas equipes, mesmo distantes. Compartilhar histórias de conquistas, promoções e cuidados pessoais inspira e fortalece ainda mais o time”, conta.

O contato presencial, no entanto, nunca foi deixado de lado. Ela realiza visitas trimestrais às unidades e passa uma semana em cada cidade acompanhando as equipes, as parcerias locais e a performance comercial. “Esses encontros reforçam vínculos e a cultura organizacional. O franqueado precisa estar presente, ainda que periodicamente. Porque isso não é uma despesa e, sim, um investimento”, destaca.

Outra iniciativa que reforça a eficiência do modelo é a autonomia das gerentes locais, que atuam com “olhar de donas”. A confiança é sustentada por mentorias e treinamentos contínuos — muitos deles realizados por meio da Universidade do Laser, centro próprio de capacitação da Espaçolaser, que oferece mais de 100 horas de aulas técnicas e práticas, com avaliações rigorosas e reciclagens contínuas para formação de especialistas do laser, por exemplo, além de outros cursos e conteúdos voltados para colaboradores e franqueados.

Para Adriana, o segredo para fazer a gestão a distância funcionar é equilibrar disciplina e inovação. “O franqueado precisa ser leal ao modelo e ao plano de negócio da marca, mas pode — e deve — ser criativo na gestão. É possível prosperar com autonomia e propósito quando se tem processos sólidos e uma equipe valorizada”, conclui.

A jornada de Adriana reflete uma geração de franqueados conectados, digitais e com visão de longo prazo. Ao unir gestão estruturada e liderança humanizada, ela transformou a distância em eficiência, e mostra que crescimento e proximidade podem coexistir — mesmo em diferentes estados. É esse equilíbrio que consolida a Espaçolaser como um modelo de franquia robusto, inovador e pronto para quem busca empreender com suporte, escala e propósito.