O franchising brasileiro registrou crescimento nominal de 14,2% no faturamento no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$69,9 bilhões. Os dados fazem parte da Pesquisa Trimestral de Desempenho divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O segmento de Limpeza e Conservação avançou mais 15,4% com o crescimento das lavanderias de autoatendimento. Dentro desse cenário, se destacar tornou-se essencial. Por isso, a Selava Express, rede de lavanderia de autosserviço, inovou ao lançar um modelo inédito no país: uma lavanderia exclusiva para roupas de bebês e crianças até 9 anos.
A rede implementou a novidade há cerca de um ano para testar o novo modelo de franquia e o resultado foi excelente. Márcia Marques, CEO da Rede Selava, destaca que o modelo de negócio nasce como uma alternativa diferenciada, acompanhando a crescente demanda por serviços especializados e a tendência de conveniência na rotina da família.
“Eu sou mãe de dois e conheço bem os desafios da maternidade, desde os mais complexos até a preocupação em lavar roupas. Lavar roupas à mão pode ser uma boa escolha, mas na correria materna nem sempre é funcional. A proposta da Selava Baby é oferecer praticidade e segurança para famílias, reunindo equipamentos adaptados, produtos dermatologicamente testados, hipoalergênicos e seguros, tecnologia de higienização avançada e processos que priorizam a delicadeza das peças infantis, garantindo o cuidado ideal com a pele dos pequenos”, pontua.
Com quase 40 anos no mercado e apenas três no setor de franchising, a Selava Express já está presente em 16 estados do país, e conta com mais de 50 unidades em funcionamento. O novo projeto reforça a posição da rede como uma marca que aposta em modelos de franquia acessíveis, sustentáveis e alinhados às novas demandas de consumo.
“Ser pioneira neste segmento é uma conquista muito especial para nós. Sempre acreditamos que inovação é a chave para manter uma rede relevante e próxima das necessidades dos clientes. A Selava Baby representa não apenas um novo formato, mas também o compromisso de criar soluções que fazem a diferença na vida das famílias”, afirma Márcia.






