De office boy a CEO de uma rede com mais de 200 unidades em 3 anos: Tony Cozendey revela como o Instituto Visão Solidária une propósito social e negócios

Em apenas três anos, o Instituto Visão Solidária conquistou 200 unidades em 25 estados, ganhou os principais prêmios do franchising brasileiro e já impactou a vida de milhares de crianças com o projeto social Criança de Visão

Em três anos de franchising, o Instituto Visão Solidária (IVS) já soma 200 unidades em 25 estados e figura entre as redes ópticas que mais crescem no Brasil. O modelo de negócio é simples e disruptivo: democratizar o acesso a óculos de qualidade por valores acessíveis, reduzindo pela metade os preços praticados por óticas tradicionais.

À frente da marca está o empreendedor Tony Cozendey, 33 anos, que saiu de uma infância humilde em Rondônia para se tornar referência nacional no setor.

Reconhecimento do mercado

O desempenho do IVS não passou despercebido. Em 2025, a rede conquistou o Selo de Excelência em Franchising (SEF), da ABF; recebeu o Prêmio Melhores Franquias do Brasil (5 estrelas) e participou da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina pela primeira vez.

Esses prêmios mostram que estamos no caminho certo. É o mercado reconhecendo nossa gestão, a qualidade do modelo de negócio e o impacto que geramos”, destaca Tony.

Mas como foi possível crescer tanto em tão pouco tempo? Em três anos de franchising o IVS já superou 200 unidades

O crescimento do IVS reflete a força da proposta. A rede identificou um problema real, que é a dificuldade de acesso a óculos de qualidade no Brasil. Ao oferecer produtos com valores justos e acessíveis foi possível conquistar clientes e empreendedores. Além disso, sempre alinhamos expansão com propósito social, o que torna o negócio ainda mais atrativo.

Por que o IVS com um modelo de negócio diferente das óticas tradicionais se destacou tanto no mercado?

A experiência de compra é um dos principais fatores. A rede reinventou a maneira de comprar. Armações têm preço único e acessível, as lentes são de marca própria, com altíssima tecnologia, e ainda o cliente tem autonomia de escolher suas armações. Além disso, abriu-se mão de grandes margens em armações para focar nas lentes, conseguindo reduzir o preço final sem comprometer a qualidade. Hoje, com R$ 149,90, uma pessoa já consegue sair da loja enxergando melhor.

Como o CEO superou uma trajetória marcada por desafios e arriscou na forma de empreender?

Tony é de uma família simples de Rondônia. Seu primeiro emprego foi em uma fábrica de lajotas, mas foi em uma ótica, como office boy, que descobriu a paixão por esse setor. Trabalhou como vendedor, depois teve a própria loja, e mais tarde atuou na indústria de lentes. Isso proporcionou uma visão completa do mercado. Quando percebeu que podia oferecer óculos de qualidade a preços acessíveis, tomou a decisão de criar o IVS. A jornada ensinou a nunca desistir e a entender as necessidades reais das pessoas.

Por que o Projeto Criança de Visão é um dos grandes diferenciais sociais do IVS?

O Criança de Visão nasceu para combater um problema sério, onde muitas crianças abandonam os estudos porque não conseguem enxergar. Com as ações da rede já foram doados mais de 1.200 óculos e impactados, diretamente, 5 mil crianças. A meta é doar 20 mil óculos e beneficiar até 80 mil. Um simples par de óculos pode mudar o futuro de uma criança.

Como os franqueados participam dessa ação?

Cada franqueado é parte fundamental desse projeto. Há um incentivo para que cada unidade doe óculos mensalmente e estabeleça parcerias com escolas, clínicas, ONGs e associações locais. É uma forma de unir empreendedorismo e propósito, o que gera ainda mais engajamento.

Como a rede fortalece o seu propósito social com os consumidores?

Quando o cliente percebe que, ao comprar no IVS, além de adquirir óculos de qualidade está ajudando a transformar vidas, ele cria um vínculo muito mais forte com a marca. O consumidor valoriza empresas que têm propósito.

Como crescer de forma sustentável?

Atentos a novas tecnologias e serviços para tornar a experiência do cliente cada vez mais completa. A meta é ultrapassar 200 unidades em operação até o final de 2025 e expandir ainda mais o Projeto Criança de Visão.

Por que ainda se deve sonhar em empreender no franchising, especialmente no setor de saúde e bem-estar?

Porque você pode ir além de vender um produto. Pode ajudar pessoas, pode se ajudar a ter novas conquistas. O primeiro passo é escolher um negócio que una propósito e rentabilidade. Isso aumenta as chances de sucesso. Você resolve um problema real. Outro ponto é dedicação. Tony começou batendo de porta em porta. Hoje lidera uma rede nacional, mas só chegou até aqui porque nunca perdeu a disciplina e a vontade de aprender.