Moradores de Espera Feliz, no interior do estado do Minas Gerais, que buscam cursos profissionalizantes para ingressar ou conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho passam a contar com uma escola da Microlins, a primeira na região. Como a maior franquia de cursos de capacitação profissional do País e parte do Grupo MoveEdu, a marca possui mais de 400 unidades espalhadas pelo território nacional. Para manter a liderança no segmento de educação, a rede planeja a abertura de 48 novas unidades até o final de 2025, abrangendo todos os estados brasileiros. Atualmente, a rede atende mais de 148 mil alunos a partir dos 16 anos, oferecendo cursos livres, profissionalizantes, de idiomas, graduação e pós-graduação nas áreas de Tecnologia, Negócios e Educação.
De acordo com números da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias de serviços educacionais em Minas Gerais teve um incremento de 12,7% no faturamento em 2024, em comparação ao ano anterior, reforçando a relevância do mercado para o desenvolvimento profissional da população. Além disso, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Espera Feliz tem taxa de escolarização de 96,4% para moradores de 6 a 14 anos de idade. Já com relação ao trabalho e ao rendimento no estado, no ano de 2022, o salário médio mensal era de 1,6 salário-mínimo, enquanto a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 19,44%. Para auxiliar nas questões de empregabilidade e diminuir o número de jovens que não trabalham e não estudam, a Microlins implantou uma escola na cidade.
A nova escola terá o comando dos franqueados Diogo e Adriana Marques, de 37 anos, que conheceram a marca como alunos. Ambos foram colaboradores por quatro anos da franqueadora e, hoje, estão há 14 anos atuando como franqueados da marca. Essa é a 10ª escola do casal, que visa levar o conceito de educação continuada para diferentes regiões dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
“Sempre fomos apaixonados por empreendedorismo e educação. Com isso, vimos na Microlins uma oportunidade de conquistar nosso próprio negócio, até porque conhecemos todos os processos e a força da marca, que é líder no mercado. Investimos em nossa primeira operação da rede no ano de 2011 em Vila Velha e hoje temos 10 unidades dentro do nosso próprio grupo de investimentos. Com o intuito de mudar a vida dos jovens, buscamos seguir expandindo pelo estado de Minas Gerais, levando diversas opções de ensino, desde o profissionalizante, até graduação e pós-graduação”, conta Diogo Marques.
Com a nova escola em Espera Feliz, o empreendedor conclui que tem como expectativa efetuar a matrícula de, ao menos, 100 alunos nos primeiros três meses de operação. “Aqui em Espera Feliz, queremos que a Microlins seja um fenômeno. Além da meta para os três primeiros meses, nosso plano é finalizar o ano com 200 estudantes ativos. Mapeamos bem a cidade e vimos que não temos concorrência na região, então chegamos como algo inovador para mudar a trajetória profissional dos jovens”, finaliza.
Com notoriedade no setor de educação, o investimento inicial para abrir uma franquia da rede parte de R$ 150 mil, com o faturamento médio mensal de R$ 100 mil, taxa de lucratividade de 35% e prazo de retorno do investimento a partir de 12 meses.






