O Hasegawa Studio de Beleza finalmente aportou na capital paulista: a primeira unidade do luxuoso estúdio multisserviços de beleza e autocuidado já está em funcionamento, no Plaza Sul Shopping, na zona Sul da cidade.
Com investimento de R$ 500 mil, a unidade própria da marca será o piloto da grife Hasegawa Studio de Beleza fora do Pará, onde é um sucesso. Helyezer e Jéssica Hasegawa, franqueadores, trouxeram todos os serviços de beleza que a grife Hasegawa já oferece: terapia capilar e múltiplos serviços de cabeleireiro; manicure, pedicure, podologia e banho terapêutico dos pés; cromoterapia nos lavatórios; estética facial e corporal; depilação; visagismo e protocolos especiais da marca Kérastase, de L´Oreal.
O Hasegawa Studio de Beleza é um fenômeno de público e rentabilidade. Líder no segmento de salão de beleza em Belém (Pará), o empreendimento tem um faturamento médio mensal de R$ 300 mil por salão, com rentabilidade de 20 a 25 %, e ticket médio de R$ 160. Algumas unidades trabalham com 50 manicures simultaneamente e, no total, são atendidas 10 mil pessoas mensalmente na rede.
Jéssica Hasegawa, empresária que fundou a marca, aposta em dois pilares para o sucesso da rede: alta capacitação dos profissionais e atendimento cliente a cliente. “A ideia é garantir que as pessoas saiam muito mais felizes e relaxadas do Hasegawa Studio de Beleza do que entraram. Se isso não acontecer, há algo de errado e precisamos corrigir, na mesma hora”, apregoa a empreendedora.
Helyezer Hasegawa se encarrega dos negócios e da expansão da marca por meio de franquias. “Nossa intenção é abrir franquias em shoppings ou bairros direcionados aos públicos A e B, em cidades com mais de 200 mil habitantes com alto poder aquisitivo. A capital paulista certamente nos interessa, mas cidades da Grande São Paulo e do interior do estado também são foco de nossa expansão”, diz ele.
Num Hasegawa Studio de Beleza, investem-se entre R$ 380 mil e R$ 500 mil, dependendo do tamanho do ponto e das necessidades de reforma.
Por que optar pela franquia?
O Hasegawa Studio de Beleza mantém parceria com as mais renomadas indústrias de cosméticos que atuam no Brasil. Assim, os protocolos de beleza chegam com exclusividade para os seus clientes, bem como as unidades da marca são privilegiadas em relação a capacitações e promoções. “Nossos profissionais recebem treinamento da indústria, atualizando-se com as tendências mundiais. Participam de eventos e estão à frente quando o assunto é tecnologia e moda”, explica Jéssica.
Além disso, todo o suporte administrativo é oferecido pela franqueadora, que já testou o mercado. “A experiência da franqueadora reduz os erros de quem está começando. Isso vai desde a implantação do estúdio de beleza até à contratação de equipe, passando pelos treinamentos, compras e relacionamento com o cliente. Não é fácil gerir um salão e transferimos esse know-how ao franqueado”, garante Helyezer.
A história do casal Hasegawa
O curioso do Hasegawa Studio de Beleza é que ele não foi criado e nem é gerido por um cabeleireiro, uma manicure ou outro profissional da área. Seus fundadores, o casal Jéssica Hasegawa e Helyezer Hasegawa, jamais cortaram um cabelo ou esmaltaram as unhas de nenhum cliente. Helyezer é contabilista, consultor de empresas e do Sebrae. Jéssica, por sua vez, era estudante de contabilidade e ajudava o esposo em sua empresa quando a história da dupla cruzou o ramo de beleza, totalmente por acaso.
Jéssica sempre foi comunicativa e expansiva e, ao levar uma de suas filhas à escola, conheceu a mãe de outra aluna. Essa mulher era cabeleireira e tinha três salões de cabeleireiro. Jéssica ofereceu a ela os serviços de contabilidade de Helyezer e a mulher os aceitou. Após entender o negócio, ele sugeriu à cabeleireira uma reestruturação de seus salões, mas ela decidiu vender os dois salões menores, ambos de 45m2.
O primeiro salão vendido foi um desastre, porque o comprador não o pagou. Com medo de novo calote, a cabeleireira o ofereceu a Helyezer, que o comprou parcelado, em 2018. “Nós não tínhamos dinheiro para comprar o pequeno salão, mas eu via potencial nele. Queria dar a Jéssica uma oportunidade de ela ter uma fonte de renda, visto que ela não estava feliz em ser contadora. Ela achou uma loucura aquela proposta, mas aceitou”, lembra o marido.
Sem entender dos procedimentos operacionais de beleza, mas com feeling para o marketing de relacionamento, Jéssica começou a divulgar sua marca. “Eu panfletava, fazia parcerias com outras lojas, criava eventos no salão e, principalmente, ouvia os clientes. Foram diversas ações para levantar a imagem do salão, que hoje é um sucesso”, comenta.
Uma das primeiras atividades diferentes que ela implantou nesse salão foi uma tarde de drinks. “Aquele ponto estava queimado, então, eu atraí as pessoas com novidades. Contratei um barman e servi bebidinhas para as clientes – e fazia eventos regularmente. Até animadores cosplayers eu coloquei na porta do salão – e as clientes adoraram ser fotografadas com eles! Aprendi que as pessoas não vão ao salão apenas pelos serviços, mas para receberem cuidados e se divertirem”, pondera.
Em um ano e meio de muito trabalho, o faturamento do salão triplicou. E, paralelamente, Jéssica falava ao marido sobre ter uma segunda unidade, mas em shopping. “Eu tinha uma ideia fixa, que me perseguia – e eu perseguia o Helyezer, claro”, ri a empresária.
Foi quando a cabeleireira que vendeu o primeiro salão ao casal Hasegawa resolveu vender o salão que tinha num shopping e o ofereceu a eles da mesma forma, sem entrada e parcelado. “Não perdemos a oportunidade e adquirimos, em setembro de 2019, nossa primeira unidade em shopping, no Parque Shopping Belém). Foi então que apliquei o atendimento que eu oferecia na unidade Umarizal, a primeira, nessa segunda casa”, lembra Jéssica.
Inovação, acolhimento e profissionalismo
O casal Hasegawa conta que, em Belém, os salões de beleza tinham dois padrões de atendimento, basicamente: nos salões para as classes C e D, a informalidade era confundida com desleixo – profissionais sem uniformes e identificação, ambientes nada convidativos, desorganização de agendas e horários, ausência de inovação e tecnologia e muitas reclamações em relação à higiene; enquanto nos salões destinados às classes B e A, o ambiente requintado era acompanhado de frieza e distanciamento entre o cliente e os profissionais, salvas exceções. “Conversando com clientes e profissionais, percebíamos que os clientes buscam, no estúdio de beleza, uma junção de confiança nos procedimentos e profissionais; inovação no uso de técnicas e produtos; atualidade em relação à moda e, principalmente, atenção e acolhimento.”
Assim, Jéssica e Helyezer apostaram em algumas estratégias para tornar o Hasegawa Studio de Beleza um empreendimento de excelência:
– Capacitação constante dos colaboradores, com profissionais renomados trazidos especialmente para atualizações em todas as áreas de serviços oferecidos;
– Capacitações constantes, também na área comportamental, para atendimento de excelência;
– Formatação de procedimentos, atendimento, padrão visual, identificação de profissionais e agendamentos;
– Investimento em produtos e equipamentos para atualização de procedimentos;
– Realização de eventos de relacionamento com os clientes;
– Presença do gestor junto aos clientes, escutando-os.
O conjunto dessas ações diferenciaram o Hasegawa Studio de Beleza e a marca fez sucesso não só entre os clientes, mas também com os administradores de shoppings. “Implantamos um conceito novo em Belém e, por isso, passamos a ser procurados pelos shoppings. Em junho de 2021, a terceira unidade própria foi inaugurada, desta vez no Shopping Metrópole. Em 2023, demos um salto, com a inauguração de duas novas unidades, uma no Shopping Boulevard, em julho, e outra e no Shopping Pátio Belém, em setembro”, conta Helyezer.
As franquias Hasegawa Studio de Beleza
Em 2023, foi inaugurada a primeira franquia da marca, no Castanheira Shopping, adquirida por uma cabeleireira parceira do casal. “Para ser nosso franqueado, é preciso ser um gestor que entenda como funciona a formatação, siga os padrões, invista no relacionamento com a equipe, tenha os mesmos valores que a marca e esteja presente na operação. Temos um rigoroso processo de seleção porque queremos franqueados que fiquem conosco por muito tempo, obtenham sucesso financeiro e realização profissional e representem a marca Hasegawa Studio de Beleza com orgulho”, apregoa Helyezer Hasegawa.
Em 2024, mais duas novas unidades, sendo uma franquia no Shopping Grão Pará e a unidade própria em uma galeria na cidade de Castanhal (PA), compuseram a rede, que se tornou uma referência em Belém. “Somos conhecidos e reconhecidos como um estúdio de beleza inovador, altamente profissional e consolidado. É o que precisamos para levar nossa marca ao Brasil”, estima o casal Hasegawa.
Parcerias com grandes marcas
Paralelamente ao crescimento da rede, o casal Hasegawa investiu na profissionalização. Seus studios de beleza trabalham com marcas como Kérastase, L´Oreal, Redken, Keune, dentre outras internacionalmente reconhecidas, e os profissionais da rede passam por capacitações constantes – tanto com a ida de profissionais a Belém, contratados pelo Hasegawa Studio de Beleza, quanto com a ida dos profissionais do Hasegawa a eventos e cursos pelo Brasil.
Próximas inaugurações
Já estão previstas mais duas inaugurações para o mês de julho da marca Hasegawa. A primeira delas será uma novidade: o Hasegawa SPA, em Belém (PA), o primeiro da rede, até 15 de julho. E, na segunda quinzena, mais um Hasegawa Studio de Beleza, também no Pará.






