Eles pensaram em uma forma de ajudar os motoristas e hoje já faturam R$ 22 milhões com recursos de multas por ano

Maior franquia do segmento no Brasil, SÓ Multas completa 10 anos com a proposta de “simplificar o dia a dia dos motoristas”, conta CEO

Diante de tantos desafios nas estradas e rodovias, os motoristas brasileiros ainda enfrentam uma outra pedra no sapato: as multas de trânsito. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 75 milhões de infrações foram registradas no ano de 2024. O dado pode ser um reflexo não só da imprudência dos motoristas, mas também da falta de conhecimento sobre as leis de trânsito.

Dentro deste cenário e com o objetivo de auxiliar os condutores, surge a SÓ Multas, rede de franquias especializada em soluções de trânsito. Criada em Belo Horizonte (MG), a ideia de fundar a marca veio do advogado Clayton Vitor e do ex-despachante Junior Seixas, ao notarem as dificuldades dos proprietários de veículos.

“Há mais de 85 milhões de habilitados e uma frota de quase 120 milhões de veículos no país. Logo, cria-se uma demanda significativa por serviços nesse sentido. A SÓ Multas surgiu com a missão de fornecer uma ajuda personalizada a esse público, por meio de investimentos em tecnologia de ponta, expertise na tratativa com órgãos de trânsito e análise técnica individualizada. O foco é simplificar o dia a dia dos motoristas”, conta Clayton.

Os serviços da empresa incluem recursos de multas, tratamento especial (para quem está na iminência de perder a carteira), defesa de processo administrativo e proteção ao permissionário. Nesse sentido, o diferencial está no acompanhamento total de todas as etapas de cada caso. O objetivo é permitir que o cliente esteja totalmente a par da ocorrência sem precisar realizar outros esforços – ou seja, a marca cuidará integralmente da situação, algo que não é comum dentro do mercado.

Com um percentual de sucesso de mais de 90% nos casos, a marca também disponibiliza uma aba exclusivamente para os clientes acompanharem seus processos de forma individual. “É uma maneira que encontramos de deixarmos os motoristas ainda mais tranquilos quanto aos seus processos. Eles podem ter acesso aos recursos, às situações das multas e, até mesmo, aos valores que precisam ou não pagar”, explica Vitor.

Software próprio

A SÓ Multas mantém os motoristas informados de seus processos foi por meio do software próprio, o Sistema de Suporte Multas (SisSM). O programa é integrado aos sistemas de justiça e de trânsito, além de auxiliar e permitir mais detalhes do andamento das infrações dos clientes (até mesmo informando sobre decisões judiciais).

“Com a não unificação do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), cada órgão possui procedimentos e prazos próprios, que mudam constantemente. Para acompanhar esse cenário dinâmico e garantir a padronização na operação de toda a rede, optamos por criar uma solução 100% adaptada à realidade dos motoristas. Sempre que há mudanças nos departamentos de trânsito, nossa equipe de TI atua imediatamente nas adequações e melhorias”, pontua Junior.

Além disso, O SisSM conecta franqueados e franqueadora, centralizando cadastros e execuções com segurança, além de controlar prazos, integrar-se a órgãos públicos e garantir precisão nas defesas. Também centraliza a comunicação com o cliente e permite acompanhamento em tempo real. O sistema ainda oferece dados estratégicos e uma Bolsa de Leads – plataforma que permite o contato de potenciais clientes que já tiveram interesse nos serviços da SÓ Multas – para impulsionar o desempenho das franquias.

A maior do Brasil

Presente em todas as regiões do Brasil, a SÓ Multas alcançou a marca de mais de 100 unidades em operação, sendo a maior do país no segmento. Em 2024, a rede faturou R$ 22 milhões. Para este ano, a meta é chegarem, no mínimo, a R$ 23 milhões. A franquia ainda conta com quatro modelos de operação: Start, Office, Store e Mega Loja. E também não há cobranças de royalties para os franqueados.

O Start é mais recomendado para quem quer abrir o primeiro negócio, ideal para o home-office. Já o Office é o mais moderno, com estrutura otimizada e com formato que permite iniciar operações de até cinco pessoas. O Store é recomendado para aqueles que desejam uma unidade física para uma forte presença da marca na região de atuação. E a Mega Loja é pensada para quem busca altos rendimentos, com a possibilidade de até dez pessoas na equipe”, explica Clayton.