Participando pela primeira vez da ABF Franchising Expo, IVS – Instituto de Visão Solidária se destaca por ser uma rede de impacto social e oferecer preços acessíveis

Franquia Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu com o objetivo de democratizar o acesso a compra de óculos de qualidade. Em menos de três anos no franchising, marca já cresceu mais de 300%

Entre os dias 25 a 28 de junho, acontece a 32ª edição da ABF Franchising Expo, um dos maiores eventos de franquias do mundo, na Expo Center Norte, em São Paulo. A feira reúne redes de franquias e potenciais investidores que buscam no evento uma oportunidade de investimento.

Pela primeira vez, o Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do setor óptico, estará marcando presença. A rede, que nasceu com o objetivo de democratizar a compra de óculos de qualidade por um preço acessível, se destaca por ser uma franquia que empreende sem abrir mão de causar impacto social com excelência e resultado.

Nascida longe do eixo Rio-São Paulo, mais especificamente na região Centro-Oeste do país, o IVS faz parte do franchising há menos de três anos, mas de lá para cá, acumula um sucesso consecutivo, sendo a opção número um de muitos investimentos. Só em 2024, a rede cresceu 330%.

Início de tudo

Tony Cozendey, 32 anos, saiu de casa aos 15 anos e construiu um império no setor óptico. Natural de Rondônia, ele iniciou sua trajetória como vendedor de óculos e, com menos de 30 anos, fundou o Instituto Visão Solidária (IVS), uma rede de óticas com preços acessíveis. A proposta inovadora da marca atraiu clientes ao oferecer óculos de qualidade por valores justos e acessíveis.

A primeira loja física do IVS foi inaugurada em Cuiabá/ MT, em 2017, onde hoje está localizada a franqueadora, após Tony ter atuado no varejo óptico e na indústria de lentes. Com conceito de autoatendimento, preços fixos nas armações e tecnologia própria nas lentes, o modelo conquistou rapidamente o público. Em apenas três anos no franchising, a rede expandiu para 24 estados brasileiros e, em 2024 registrou faturamento de R$ 55 milhões, e atualmente conta com 174 unidades.

Centro-Oeste, a região berço do IVS

Diferente de muitos, o Instituto Visão Solidária cresceu fora das regiões Sul e Sudeste, que até pouco tempo atrás eram regiões marcantes no franchising. No entanto, o Centro-Oeste vem despontando com força surpreendente. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu 17,1% na região Centro-Oeste no primeiro semestre de 2024. Juntas, as redes de franquias da região faturaram mais de R$ 24,8 bilhões.

Atualmente, a marca conta com 34 unidades somente no Centro-Oeste, presente nos quatro estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. “A região Centro-Oeste tem um potencial enorme de expansão, e isso se comprova pelo fato de ser hoje a segunda região com mais unidades do Instituto Visão Solidária no Brasil, ficando atrás apenas da região Sul”, afirma Tony, CEO e fundador do IVS.

Projeto Social

Além do sucesso empresarial, O Instituto Visão Solidária (IVS) também carrega um propósito social que vai além dos negócios. Fundado por Tony Cozendey, o IVS é responsável pela criação do projeto “Criança de Visão”, que busca doar 20 mil óculos para crianças em situação de vulnerabilidade, visando combater a evasão escolar causada por problemas de visão não corrigidos. A ação também pretende impactar cerca de 80 mil crianças em todo o país.

A iniciativa conta com o engajamento das franquias e parcerias com escolas, clínicas, ONGs e instituições locais para ampliar o alcance da campanha. Cada franqueado contribui com a doação mensal de óculos, fortalecendo o compromisso social da marca com a educação e o bem-estar infantil.

Lançado apenas há um ano, o projeto Criança de Visão já impactou 5 mil crianças, doando em torno de 1.200 óculos. O IVS percorre comunidades mais vulneráveis, onde muitas crianças não possuem condições para arcar com os custos de corrigir os problemas de visão.

Multifranqueados

Segundo o IVS, 50% dos franqueados da rede são multifranqueados, ou seja, aqueles investidores que possuem mais de uma unidade da marca. Para esse perfil, a rede oferece condições especiais.

“Esse dado, por si só, mostra o quanto nossos parceiros enxergam potencial de expansão dentro da própria rede. Valorizamos quem cresce com a gente e acreditamos que o sucesso em rede começa justamente pelo fortalecimento dos nossos próprios franqueados”, revela Tony.

Crescimento e expansão para o interior

Com 174 unidades atualmente, o Instituto Visão Solidária tem como objetivo encerrar o ano de 2025 com 200 unidades vendidas. Para isso, mantém uma expansão equilibrada que contempla o interior do país, com atenção especial, mas fortalecendo também a presença da rede em regiões metropolitanas.

Hoje, 80% das unidades do IVS estão localizadas em cidades interioranas. “O que reforça a nossa vocação para levar saúde visual de qualidade a cidades que muitas vezes carecem de acesso a esse tipo de serviço”, afirma o fundador do IVS.

Na região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo, a rede revela o projeto de estabelecer presença na capital e cidades adjacentes com foco em áreas de grande circulação e potencial de impacto social.

Acreditamos que São Paulo reúne o perfil ideal de público e empreendedores que valorizam o propósito aliado à performance. Estamos abrindo espaço para parceiros que queiram crescer conosco levando acesso à saúde visual de qualidade, com preços justos, atendimento humanizado e um modelo de negócio testado e premiado. É um movimento de crescimento com consciência, que mira escala sem abrir mão da essência”, reforça o executivo.

Participação marcante

De acordo com Tony, o IVS está preparando uma participação marcante na ABF Franchising Expo. “Nosso estande foi idealizado para ser imponente, moderno e cheio de significado, queremos que ele traduza, à primeira vista, a força do nosso propósito. Como grande diferencial, vamos promover palestras com distribuição de brindes, criando um ambiente de conexão com o público. A ideia é surpreender, inspirar e compartilhar conteúdo relevante de forma criativa e envolvente”.

Ainda segundo o empresário, o objetivo da rede é mostrar que é possível fazer diferente, unir impacto social a uma operação rentável e convidar novos franqueados a empreenderem com propósito ao lado da marca.