O setor de moda apresenta crescimento impulsionado pela busca por produtos de qualidade que combinam elegância, sofisticação e preços acessíveis. A Mapa da Mina Acessórios, rede de franquias especializada em semijoias com produção própria, se posiciona como uma das marcas com faturamento mais atrativos para investidores que desejam se beneficiar do potencial do setor.
Em 2024, a Mapa da Mina Acessórios também teve avanço em sua trajetória de crescimento ao inaugurar 8 novas unidades em diferentes regiões. Atualmente, a marca conta com 54 unidades no Brasil e 3 em Portugal. Embora 70% das unidades estejam concentradas no Rio de Janeiro, a expansão da rede segue diversificada. Além disso, a marca busca fortalecer sua presença em regiões estratégicas, como Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Para reforçar o crescimento, a rede tem entre suas estratégias participar pela nona vez da ABF Franchising Expo, considerada a maior feira de franquias do mundo, em que recebeu o selo de excelência ABF em 2024. Além disso, a marca investirá em lançamento de coleções exclusivas, que atraem investidores e aumenta a visibilidade da marca.
“Estamos cientes de que o cenário econômico e político internacional pode influenciar negativamente o mercado brasileiro esse ano, especialmente com possíveis aumentos nos impostos e novas taxações. É um momento para seguirmos com a estratégia de crescimento sólido, com passos firmes e assegurados. Então não falamos só de números”, esclarece Marcos Pertile, sócio diretor da Mapa da Mina Acessórios.
O modelo de negócios da rede oferece duas opções: loja e quiosque. Essa alternativa permite que os franqueados escolham a melhor forma de operação para o seu ponto comercial. O investimento inicial para quiosques começa a partir de R$ 140.000 e para lojas a partir de R$ 180.000, com uma taxa de franquia de R$ 30.000,00. São opções atrativas para empreendedores que buscam entrar no mercado de moda e acessórios, com um modelo de alta rentabilidade e baixo risco.
Investir em franquias de moda pode ser um bom negócio esse ano?
Investir em uma franquia como a Mapa da Mina Acessórios oferece diversas vantagens. O faturamento médio mensal das unidades é de R$ 50.000,00, com um prazo de retorno do investimento que varia entre 18 e 36 meses. Além disso, os royalties estão inclusos no preço do produto, o que simplifica a gestão financeira do franqueado.
“Outro ponto positivo é o suporte completo oferecido aos franqueados, que inclui a validação do ponto comercial, apoio operacional, contábil e de marketing. Esse suporte, junto com o nosso portfólio de fabricação própria, proporciona uma operação mais eficiente e com um diferencial competitivo”, acrescenta o profissional.
As semijoias da Mapa da Mina são produzidas com materiais de alta qualidade, com três banhos de Ouro 18k, Prata 925 e Aço Inoxidável, que proporcionam durabilidade, sofisticação e garantia de até 1 ano.
“As expectativas estão altas para esse ano. Investiremos mais no lançamento de coleções, na experiência de compra e relação com o consumidor final, no fortalecimento de nossas plataformas digitais e na capacitação de novos franqueados, para garantir uma operação eficiente e bem-sucedida em todos os pontos de venda”, afirma Marcos Pertile.
A rede também planeja lançar novas coleções de peças exclusivas durante todo o ano para reforçar seu compromisso com a inovação e a oferta de produtos que atendam às demandas do mercado.
Dados divulgados pelo IBGE apontam que em outubro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,4% na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, a pesquisa registrou variação positiva de 0,6%. Já a média móvel trimestral variou 0,3% no mês encerrado.
Outra pesquisa, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que, no terceiro trimestre de 2024, o setor de moda registrou faturamento superior a R$ 1.8 bilhão só no estado de São Paulo, um crescimento de 11,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento também apontou a presença de 6.954 unidades em operação, que foram responsáveis pelo aumento de 8,9% na oferta de empregos diretos do segmento.
No Brasil, o setor de franquias de moda alcançou um faturamento superior a R$ 6 bilhões durante o terceiro trimestre do ano passado, um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.