Aumento no número de crianças e adolescentes com diagnóstico de miopia faz rede de franquias investir em campanha de doações de óculos

Instituto Visão Solidária nasceu com o objetivo de promover a democratização ao acesso a óculos com preço acessível

Um estudo global publicado pela revista científica British Journal Ophthalmology em 2024, revelou que até 2050, 740 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 19 anos terão o diagnóstico de miopia.

O distúrbio se dá pela dificuldade de enxergar objetos em um ponto distante. A miopia ocorre quando o globo ocular cresce mais do que o normal, tornando-se longo, o que faz com que a imagem se forme antes da luz chegar à retina.

Uma das principais causas que tem aumentado o diagnóstico de miopia entre os jovens é a exposição excessiva às telas de equipamentos eletrônicos, como celular e tablet. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online, em 2015, 11% das crianças relataram ter tido acesso à internet, em 2023, esse número saltou para 24%.

A exposição à luz dos equipamentos eletrônicos sobrecarrega a musculatura ocular e, por isso, pode estimular o crescimento e/ou desenvolvimento da miopia. Outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento do distúrbio é a pouca exposição à luz solar, já que a mesma é responsável pelo hormônio da dopamina, e sua falta pode também estar relacionada ao aumento da miopia.

Evasão escolar

Dentre diversos problemas que uma miopia não tratada pode causar, uma delas é a evasão escolar. Isso ocorre porque, como muitas crianças e adolescentes não possuem condições financeiras de arcar com consultas oftalmológicas e custos de comprar um óculos, muitas acabam desistindo de suas atividades escolares, interrompendo uma parte fundamental no desenvolvimento cognitivo.

O MEC (Ministério da Educação), identificou que cerca de 23% dos casos de evasão escolar estão relacionados a problemas de visão. Erros de refração não corrigidos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, são as principais causas de deficiências visuais em crianças e adolescentes em idade escolar, tanto no Brasil quanto no mundo.

Visualizando esse cenário, o Instituto Visão Solidária (IVS) – rede de franquias no segmento óptico – que já nasceu com o intuito com o propósito de democratizar o acesso aos óculos, oferecendo produtos de qualidade com preços acessíveis, criou a campanha “Criança de Visão”, que visa promover a correção de deficiência visual em crianças menos favorecidas. A iniciativa busca promover um impacto positivo significativo em diversos aspectos de suas vidas, incluindo melhoria na educação, desenvolvimento pessoal e bem-estar.

O IVS está envolvendo todas as suas unidades franqueadas, que estão espalhadas por 18 estados brasileiros, na campanha “Criança de Visão”. A marca indica que, em média, cada franqueado contribui com a doação de cinco óculos por mês, totalizando 60 óculos por ano.

“Essa colaboração dos nossos franqueados será essencial para alcançar a meta de 20 mil pares de óculos. Também aconselhamos que cada um busque por clínicas locais, apresente o projeto para ressaltar o impacto social, buscando negociar consultas gratuitas para as crianças”, explica Tony.

Produtos acessíveis

O Instituto Visão Solidária (IVS), rede de franquias do segmento óptico, ao competir nesse mercado, buscou um viés diferente do praticado pelo setor, e tornou-se uma empresa com peças mais baratas que uma ótica tradicional. E isso só foi possível porque o fundador, o diretor executivo do IVS, Tony Cozendey, que possui experiência nesse mercado há mais de 15 anos, já trabalhou na indústria óptica e consegue ter acesso às melhores negociações de mercado.

A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais, através do modelo diferenciado e inovador. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$49,99, enquanto os óculos de sol são encontrados a partir de R$79,99.

São mais de dois mil modelos de armações nas lojas, sendo todos de marcas próprias, entre eles, o do próprio Tony Cozendey que assina uma linha exclusiva para a rede de franquias.