Para aproveitar novamente a estação mais quente do ano no Brasil, que promete altas temperaturas, a Jin Jin, rede de franquias de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, lança, a partir de hoje (8) seu tradicional “Festival de Verão”. Durante todo o mês, em todas unidades do país, tanto no balcão, quanto delivery, serão diversas opções exclusivas de pokes para saborear, reforçando e evidenciando a diversidade para o público fã do prato, que ganhou espaço na culinária brasileira nesta década. Todas as combinações são exclusivas da Jin Jin e pensadas para que o cliente tenha uma incrível experiência, com uma explosão de sabores ao provar cada uma. Elas trazem o tradicional shari, arroz japonês, somado a diversos ingredientes frescos e tropicais, como manga, abacaxi e morango. Algumas opções trazem o molho tarê exclusivo da Jin Jin e os crocantíssimos crispies. E, para os vegetarianos, também existe uma alternativa sem carnes.
Origens do poke
O famoso prato tem suas origens no Havaí, inspirado em um prato criado no Japão, nos anos 60, chamado “tirashi sushi”, cuja base é uma combinação de partes de peixe com arroz num bowl, junto de molhos.
No Havaí, o “poke” começou na década de 70, com os pescadores temperando os recortes de peixe de suas pescarias para servir como lanche e trazendo diversos elementos presentes na culinária oriental, como os peixes crus, gohan (arroz japonês), noris (algas) e molhos específicos, como o Tonkatsu e o Ponzu. Até mesmo os acessórios são oriundos do país nipônico, como os bowls, onde são servidos os pokes, e os hashis, utilizados como talheres.
A palavra “poke” vem do havaiano e significa “fatiar” ou “cortar transversalmente em pedaços”.
Comidas saudáveis e refrescantes
Segundo pesquisa realizada pela Ticket, os consumidores estão, cada vez mais, buscando opções saudáveis de alimentação, principalmente fora de casa. Desde o início da pandemia, em 2020, 85% dos participantes se dizem mais conscientes sobre a saúde e a necessidade de ter uma alimentação mais saudável; destes, 88% afirmaram que esperam opções mais saudáveis de restaurantes; ao todo, 51% dos respondentes consideram como saudáveis os produtos frescos, como são servidos os ingredientes dos pokes.