Franquias são protagonistas em shoppings brasileiros

Escola de inglês da rede KNN inaugurada em outubro, em shopping do Rio de Janeiro, superou 300% a meta inicial em número de matrículas.

O setor de franquias segue em alta no país. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou um aumento de 12,8% no faturamento do setor no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023, de R$ 54,253 bilhões para R$ 61,205 bilhões. O modelo implantado em shoppings é um destaque.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), divulgada neste ano, das 50 marcas mais presentes nesses espaços, 36 são franquias. O levantamento aponta que, entre as 1.395 marcas filiadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 operam em shoppings, o que representa 38% do total.

A KNN Idiomas, rede de franquias de escolas de idiomas do Brasil, lançou recentemente o modelo de negócios voltado para shoppings e superou as expectativas dos próprios analistas. A primeira unidade em shopping center da marca abriu em outubro de 2024, no Shopping Plaza Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Em apenas 26 dias, a escola registrou 128 matrículas para aulas de inglês, superando em mais de 300% a meta inicial de 30 alunos.

Com aproximadamente 150 mil alunos ativos no país, a escola de idiomas projeta encerrar o ano com um faturamento de R$1,2 bilhão. As regiões Sul e Sudeste lideram esse crescimento, registrando um aumento de 4% no número de franquias. A expansão da rede para o modelo de shoppings centers é parte da estratégia do grupo focada em diversificação de pacotes de negócios aos empreendedores aliada com metodologia de ensino exclusiva e de alta qualidade.

“Em um curto período já comprovamos a alta eficácia desse modelo de serviços para shopppings os quais se consolidam como hubs estratégicos para franquias. No caso de franquias voltadas à educação, por exemplo, que muitas vezes necessitam da presença física do aluno, é também de grande vantagem ao shopping que potencializa o fluxo de pessoas e consumidores. Facilidades geradas como estacionamento, gastronomia e segurança tornam os shopping ideias para o setor”, explica o CEO da KNN Idiomas Reginaldo Boeira.

Aos franqueados, a KNN oferece amplo suporte, desde a implantação até o acompanhamento, garantindo que disponham de ferramentas para alcançar metas e resultados expressivos.

Além disso, a escola de idiomas disponibiliza quatro planos de franquias para atender diferentes perfis de investidores e regiões. O modelo Box é voltado para pequenos espaços e cidades de menor porte, enquanto o Compacta conta com uma estrutura reduzida, mas com o potencial de alcançar uma base diversificada de alunos. Já o modelo Plena é ideal para localidades com maior demanda, com maior capacidade de atendimento. O modelo Master é indicado para grandes centros urbanos, com uma estrutura robusta e ampla para explorar o potencial do mercado.