A internacionalização das franquias brasileiras vem ganhando cada vez mais destaque. De acordo com a Pesquisa de Internacionalização 2024, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um expressivo aumento do número de operações das redes no exterior. Os dados revelam que esse número subiu 26,3% de 2022 para 2023, período em que saltou de 1.717 para 2.175 operações. Essa expansão é impulsionada pela busca de novos mercados, como no caso da rede baiana CleanNew, rede de franquias de higienização e conservação de estofados, que já conta com 13 unidades no exterior e planeja abertura em todos os continentes e figura entre as marcas que receberam da ABF o Certificado de Franquia Internacional 2024.
Chancelada como uma das 10 franquias com maior quantidade de operações em países do exterior, a marca conta com franqueados na Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Kuwait, Paris, Espanha, Angola, Abu Dhabi, Arábia Saudita, Andorra e Dubai, além de unidade prevista para África do Sul. De acordo com o CEO e fundador, Fritz Paixão, o objetivo é levar a marca para todos os cantos do mundo. “A expansão internacional é muito importante para nós. Com o aumento da atuação do franchising em outros países, enxergamos que esse movimento de internacionalização tem dado cada vez mais resultados. Fruto disso é nossa presença em tantos países”, afirma o CEO.
Há dez anos no mercado, sendo a única marca a oferecer serviços de blindagem de estofados e higienização, a CleanNew conta também com fabricação própria dos produtos e está no varejo com linha exclusiva para o consumidor final. Em meio ao momento importante do cenário internacional para os negócios, a franquia tem previsão de faturamento de R$96 milhões para 2024, sendo 30% de unidades fora do país.