Quando Raphael Mattos decidiu sair de um emprego fixo em uma multinacional para aplicar os 10 mil reais que tinha em um negócio que estava praticamente no escuro – já que o conceito era único – ele jamais imaginava onde chegaria sua carreira como empresário que iniciou com a publicidade em saquinhos de pão. Em apenas um ano, a PremiaPão, empresa que Mattos fundou com mais 2 amigos, já tinha mais de 100 operações.
Referência nacional no segmento de microfranquias, o modelo de negócio atrai o consumidor final por uma premiação que é oferecida e ainda incentiva práticas de sustentabilidade: a cada tiragem de saquinhos de pão impressos, a PremiaPão planta uma árvore nativa. Mais de 1.200 árvores já foram plantadas, a empresa tem hoje mais de mil franqueados e um faturamento acumulado acima de 30 milhões.
Mas nem tudo são flores quando o assunto é PremiaPão. Quando convidado para participar da 3ª edição do programa Shark Tank Brasil, Raphael Mattos conta que ficou maluco com a oportunidade até que o sonho se transformou em seu principal pesadelo: “Recebemos um não atrás do outro, disseram que o valor de investimento que pedimos era muito alto e a edição nos prejudicou, afinal era um reality show e precisava haver um drama na história. A sensação que tive quando o programa foi ao ar foi a de ser o pior empreendedor do mundo, entrei em depressão, passei uma semana sem conseguir me olhar no espelho, perdi contratos, franqueados, grandes projetos de mídia e até a alegria de trabalhar que me movia diariamente”, diz.
A virada de chave veio de um programa que Raphael participou pela internet e foi também através do insight de que deveria investir mais neste canal que veio o seu próximo desafio: tornar-se um influenciador.
Extremamente introvertido, gago e daqueles alunos que faltam à aula quando têm que apresentar um trabalho, Mattos fez muita fono e terapia, se preparou pra valer e hoje dá palestra para 7 mil pessoas com o sentimento de que desempenha bem esse papel: “Isso só foi possível porque identifiquei que me faltava essa habilidade, então trabalhei com todas as minhas forças para preencher esta lacuna”, revela.
Raphael Mattos é atualmente o maior influenciador de franquias do Brasil, soma mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais e já influenciou mais de 10 mil pessoas a investirem em algum tipo de negócio nos últimos anos.
E foi também do universo digital que nasceu a segunda empresa de Raphael Mattos, a Revolução Digital: uma franqueadora de agência de serviços digitais que opera no modelo drop service, ou seja, o empresário faz a intermediação entre os clientes e os profissionais que realizam o trabalho, atuando como um gestor e não, um operador.
Da vontade de passar o conhecimento adquirido nas mais de 700 empresas onde prestou consultoria e da percepção de que as teorias ensinadas nas salas de aula são muito distantes da realidade do mundo dos negócios, a terceira e a quarta empresa de Raphael Mattos foram fundadas: a Player Company, de consultoria e educação para empreendedores de qualquer nível, e a Acelera, uma aceleradora de franchising para quem quer escalar o seu negócio.
Depois vieram outras 3 empresas no setor de alimentação, a brownieria ambulante Docecleta, a Coxinha no Pote e a Konioca, de tapioca no cone, que já tem mais de 50 unidades em todo o Brasil e já faturou mais de 40 milhões.
Recentemente, Raphael Mattos entrou em sociedade na Honest Market, um conceito de minimercados autônomos que tem mais de 400 franqueados e diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil.
“Eu considero que minha trajetória até aqui foi moldada por ‘dar a volta por cima’, mas a principal dessas voltas eu ainda não alcancei, que é sair da cadeira de empreendedor – ou sardinha – e sentar na cadeira de investidor – ou tubarão – no programa Shark Tank. As pessoas ainda vão ouvir falar muito de mim”, completa.