A PopCorn Gourmet e a Café Quilombo uniram forças para lançar um produto inovador que combina sustentabilidade, café e pipoca em uma homenagem à história e ritual Etiópe. O produto é um tributo a história de Chica Machado, uma mulher negra e ex-escravizada que conquistou respeito e influência no Brasil colonial. Assim como já foi feito pela Café Quilombo nos outros produtos como: Tereza, Dandara e Anastácia. Chica é um cappuccino que resgata simbolismos culturais e oferece uma experiência sensorial única e ancestral.
Danilo Negrete, fundador e diretor da Café Quilombo conta que o objetivo do produto é resgatar a cultura etíope no Brasil. “O café tem uma história milenar que começou na Etiópia, lá até hoje a população consome café com pipoca, assim como é para gente o café com pão. Com a criação de Chica, queremos ressignificar essa trajetória e ocupar cada vez mais espaços, aquilombando-nos, resistindo e celebrando nossas origens africanas”, explica.
A PopCorn Gourmet, conhecida por sua pipoca artesanal de alta qualidade, traz para a receita pipoca em pó, cacau, raspas de chocolate, toque suave de canela e leite em pó, deixando a bebida cremosa e muito aromática. Elaine Moura ,CEO da PopCorn Gourmet, explica que a collab visa apresentar para o Brasil que pipoca e café sempre formaram uma dupla perfeita. “Ressignificamos o conceito de pipoca gourmet e agora estamos dando mais um passo. Em diversas partes da Etiópia, o café e a pipoca fazem parte de um ritual social de partilha e união. Queremos que Chica proporcione uma experiência parecida, combinando o melhor dos dois mundos. Não é apenas uma bebida, é uma celebração cultural”, salienta.
Chica reflete a preocupação das duas marcas com a sustentabilidade e com a ancestralidade. A receita aproveita o leite em pó excedente da produção da pipoca de Ninho Trufado da PopCorn Gourmet, criando um cappuccino instantâneo com chocolate e café que é, ao mesmo tempo, prático e delicioso.
“Chica é mais que um produto; é um exemplo de como podemos transformar desafios em oportunidades por meio da criatividade e da sustentabilidade,” afirma Negrete. “Queremos que, ao tomar Chica, as pessoas não só desfrutem do sabor incrível do café e da pipoca, mas também se conectem com uma história de resistência e protagonismo negro”, completa Elaine.