Com 18 anos de mercado, franquia Mr. Black Café Gourmet foca expansão com quatro modelos de negócios

Rede de cafeteria mineira projeta encerrar 2024 com 40 unidades comercializadas e faturamento anual de R$ 36 milhões

O café é uma verdadeira paixão entre os brasileiros, tanto que fez com que o país se tornasse o maior produtor e exportador mundial de café, além do Brasil ser o segundo maior mercado consumidor da bebida.

Tomar o típico cafezinho é o combustível para muitas pessoas no dia a dia. O café não somente movimenta a agricultura brasileira, já que este ano são 2,25 milhões de hectares dedicados à cultura do grão, um crescimento de 0,8% em comparação com 2023, mas também movimenta cafeterias, principalmente quando o assunto é qualidade, já que hoje existe no mercado uma infinidade de tipos de cafés.

É o que fez Cristian Soares Figueiredo quando abriu uma pequena cafeteria em 2006 em um shopping de Belo Horizonte/ MG e anos depois transformou o negócio em rede de franquia, a Mr. Black Café Gourmet. Hoje a marca está presente em seis estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Norte), com 30 unidades e faturamento previsto de R$ 36 milhões para 2024.

Pai e filho

Cristian toca o empreendimento em companhia do pai. Ele largou a carreira de Ciências da Computação para dar início ao negócio, onde na época ainda existiam poucas cafeterias gourmet.

“Os dois primeiros anos foram de muita aprendizagem e a busca constante por conhecimento. Durante as viagens aproveitava para entender um pouco mais como funcionavam as cafeterias em outras localidades e o que as pessoas procuravam em produtos e ambiente. Fomos em busca de novos parceiros até que chegamos na excelência e reconhecimento que a marca tem hoje no mercado de cafeterias”, analisa Cristian, CEO da franquia Mr. Black Café.

Virou franquia

Cristian foi o responsável por transformar o modelo em uma rede de franquia, e em 2012 a Mr. Black Café migrava para o franchising após ter o negócio totalmente estruturado. O empresário relembra que nesta época o setor de cafeterias começou a despontar no mundo, o que foi determinante para expandir o negócio para outras localidades além da capital mineira.

Entre os grandes diferenciais da empresa é que a Mr. Black Café trabalha desde 2008 somente com cafés especiais de fazendas de Minas Gerais, posicionamento que só foi ser difundido no mercado a partir de 2014 em outras redes de cafeteria.

“Temos nossa própria indústria de alimentos em Belo Horizonte que fornece os insumos aos nossos franqueados. O grande diferencial é que são fabricados com receitas da gastronomia mineira”, diz Cristian.

Gostinho mineiro

São mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos como quiches, empanada, broa de milho, bolos e croissants, além de uma linha de sobremesas. Todos os cafés podem ser feitos com leite de aveia para atender ao público com restrição alimentar. O cappuccino cremoso, com receita exclusiva da marca, é o campeão de vendas dentro da franquia, além do tradicional pão de queijo mineiro que pode ser servido com recheio, e da torta red velvet, receita trazida de uma confeitaria de Nova York.

“O café servido é da nossa própria marca. Temos uma micro torrefação em BH que faz a compra dos café em fazendas já homologadas. A torra do café é feita artesanalmente e por demanda, levando um café sempre fresco as nossas lojas, no ápice do aroma e sabor. Trabalhamos somente com cafés especiais que são pontuados entre 84 e 86 pontos na tabela SCA (Specialty Coffee Association). Os cafés são provenientes de fazendas das regiões de Minas, como Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Matas de Minas”, enfatiza o CEO da Mr. Black Café.

Modelo de negócio

Um dos diferenciais da Mr.Black Café é o combo 2 em 1 onde há a regionalização de parte do mix de produtos, ou seja, são produtos com altíssima qualidade e em conjunto não saem da cultura regional do franqueado.

São quatro modelos de negócios:

  • Express: O quiosque express é disponível para shopping, centros comerciais, prédios, hospitais e faculdades com área de 8 e 50 metros quadrados. Já a loja express está disponível para shoppings, centros comerciais, prédios, hospitais, faculdades, locais e ruas de grande fluxo de pedestres, em um espaço de 20 e 50 metros quadrados. O investimento para ambos formatos são iguais, o que varia realmente é o local de instalação e o espaço. Investimento inicial (incluso taxa de franquia, capital de giro, instalação e estoque) entre R$ 156.900 a R$ 200 mil, com faturamento bruto mensal de R$ 40 mil, lucro líquido de 20% e retorno previsto entre 24 a 36 meses.

  • Quiosque para shopping: modelo disponível para shopping, centros comerciais, prédios, hospitais e faculdades em espaços de 15 e 60 metros quadrados. O investimento inicial total é entre R$ 239.900 a R$ 310 mil, com faturamento mensal de R$ 75 mil, lucro de 20% e prazo de retorno entre 24 a 36 meses.

  • Loja de rua ou espaços corporativos: Ideal para locais de grande fluxo como supermercados, faculdades, call centers, estações de metrô, hospitais e store in store, esse formato solicita investimento inicial total entre R$ 259.900 a R$ 380 mil, faturamento de R$ 75 mil mensal, lucro de 20% e retorno do capital previsto entre 24 a 36 meses.

  • Loja para shoppings e aeroportos: modelo disponível para shopping ou rua tem investimento inicial entre R$ 279.900 a R$ 400 mil, faturamento mensal de R$ 75 mil, lucro líquido de 20% e retorno do investimento previsto entre 24 a 36 meses.

Perfil do franqueado

Para empreender com o negócio é necessário que o candidato a franqueado tenha afinidade com comércio e seus desafios; esteja disposto a dedicar tempo e capital ao negócio, e principalmente goste do segmento de alimentação e atendimento ao público.

“Consideramos o setor de alimentação o mais estável dentre os demais no franchising, haja visto que mesmo em momentos de crise o consumo de alimentos é constante e o setor de cafeteria é privilegiado neste quesito, pois o valor de consumo é relativamente baixo em relação a operações maiores na alimentação fora do lar, sendo acessível mesmo em momentos de crise financeira. O mercado de cafeterias está em franca expansão nacional, com o aumento de consumo de café dos brasileiros e criando a cultura do consumo de cafés de qualidade nas cafeterias especializadas”, finaliza Cristian.

Expansão da rede de franquias

Para abrir uma franquia Mr. Black Café é necessário que a cidade tenha acima de 200 mil habitantes ou tenha ao menos um shopping center. A franqueadora também leva em consideração a viabilidade logística, principalmente na região Norte.

A franquia soma 25 unidades franqueadas e cinco lojas próprias, tendo expectativa de encerrar 2024 com mais 10 unidades comercializadas. Em 2023 a marca faturou R$ 30 milhões e projeta alcançar R$ 36 milhões ainda este ano.