De acordo com a ABF (Associação Brasileira do Franchising) o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve um crescimento de 21,7% no segundo trimestre de 2024, ocupando a liderança dos segmentos que mais cresceram nesse período dentro do franchising brasileiro. Paralelo a isso, marcas desse setor buscam realizar inovações constantes. Esse é o caso da Dom Shampoo, rede de franquias de terapia capilar focada no fio de cabelo. Com produtos próprios e treinamentos personalizados a rede não exige que o franqueado possua experiência na área mas que tenha um perfil empreendedor. As unidades da Dom Shampoo oferecem um investimento inicial acessível e alta lucratividade.
“O segmento de estética em si é muito promissor no Brasil. O público é altamente recorrente e não mede esforços para alcançar os seus objetivos. A Dom Shampoo tem a inovação em seu DNA. Nós somos pioneiros em realizar tratamento capilar focado no fio de cabelo e nossos franqueados usufruem desse mercado em aberto. É importante falar que não somos salões de beleza. Nosso trabalho é ainda mais profundo. O que fazemos é deixar o cabelo da forma que o cliente deseja, seja em um maior volume, na redução do volume mesmo, ou em outros desejos. Ao investir em nossa franquia, o franqueado adquire todo o nosso know how, produtos e treinamentos para estruturar o seu time de terapeutas capilares”, comenta Ricardo Angelin, Cofundador e Diretor Administrativo da Dom Shampoo.
Na prática, o franqueado da Dom Shampoo deve realizar a venda dos produtos e coordenar o time de terapeutas capilares para atender os clientes. Os terapeutas capilares são profissionais nos quais irão aplicar os produtos da Dom Shampoo para que os clientes tenham os resultados desejados. Esses profissionais, não necessariamente são cabeleireiras ou pessoas ligadas a salões de beleza. É possível que sejam pessoas ligadas a outras áreas, mas, após o treinamento da franqueadora, elas estarão aptas para realizar o trabalho com a Dom Shampoo. Essa metodologia personalizada de treinamento aos terapeutas capilares, oferece uma facilidade para que o franqueado realize a contratação e recrute um time profissional.
“É importante dizer que os nossos franqueados trabalhavam anteriormente nos mais variados setores, como empresária no ramo escolar, enfermeira, gerente de vendas de varejo, profissional de segurança alimentar, advogada, analista financeira do setor corporativo, entre outros. Não é necessário que os nossos franqueados sejam especificamente do setor da beleza. Nós oferecemos treinamentos para eles e também para os seus futuros colaboradores”, comenta Ricardo.
Além dos serviços e produtos, para fidelizar ainda mais os clientes, a Dom Shampoo oferece também outros atrativos como o Dom Club, que é um serviço de assinatura que possibilita benefícios e descontos aos clientes, oferecendo um valor muito mais acessível para eles. Esses atrativos favorecem uma maior engajamento do púbico-alvo e maior faturamento ao franqueado.
“Nós temos sete produtos, que realizam desde a redução do volume de cabelo até o fortalecimento e alinhamento do mesmo, contemplando uma terapia capilar completa. Todos os produtos são fabricados com itens naturais, com ácidos, aminoácidos e vitaminas, o que contribui ainda mais com o tratamento capilar. Além disso, uma outra característica das nossas unidades é que temos um atendimento muito mais rápido, com uma média de 30 minutos, dependendo do procedimento que a cliente deseja. Nossos clientes sempre destacam que duas características marcantes na Dom Shampoo são a qualidade e também toda a agilidade da marca com os seus clientes”, comenta Andrea Martins, Diretora de Produtos da Dom Shampoo.
Com investimento inicial a partir de R$ 149 mil e previsão média de retorno de 12 a 24 meses, as franquias da Dom Shampoo possuem um faturamento médio mensal de R$ 70 mil ao mês.