Buscar maneiras de se destacar e diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo é o que leva empresas a garantir o controle de seus processos produtivos. A CleanNew, rede de franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, deu um importante passo para o crescimento da marca e lançou sua própria indústria. Com previsão de crescimento de 50% em 2024, a fábrica terá um importante papel de fortalecimento da marca e da qualidade dos produtos, além de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. O local também é sede do maior centro de treinamento de lavadores de estofados da América Latina.
Localizado em Sorocaba, o centro de treinamento irá capacitar 15 mil alunos até o final de 2024. O processo todo consiste em 40 horas de aula presencial em que são ensinados métodos de higienização e impermeabilização de estofados, higienização de colchão, revitalização de estofados em couro, tráfego orgânico e pago e como acelerar vendas. Ao contrário da franquia, que atende a classe A, o curso é destinado para atendimento da classe C. “O treinamento tem objetivo de ser uma opção para qualquer pessoa que queira trabalhar na área, não somente aprender a utilizar os produtos como também atuar com higienização e impermeabilização de estofados. As aulas com os produtos Cnx são 100% gratuitas, já o que ensina a higienizar estofados com produtos caseiros tem o custo de R$200. Já o curso F10K, que ensina qualquer pessoa a empreender dentro do segmento, se profissionalizando na área e faturando até R$10 mil, possui o valor de o investimento de R$2.900”, explica o CEO, Fritz Paixão.
Com investimento inicial de R$10 milhões e localizado estrategicamente no Parque Industrial de Sorocaba, no interior de São Paulo, o empreendimento gera 50 empregos diretos e deve faturar R$50 milhões até dezembro com a fabricação dos produtos de linha de uso pessoal, uso pet, automotivo e uso profissional. “A capacidade de produção é de 300 toneladas de produtos por mês que serão distribuídos para nossos franqueados e para diversas empresas que quiserem escalar seus negócios, seja no Brasil ou fora dele, pois já são validados e registrados nos Estados Unidos, União Europeia e Oriente Médio”, ressalta.
Outra novidade da marca é o lançamento de novos produtos destinados a diferentes públicos dos que já estão disponíveis no e-commerce. O Luxury, é um hidratante bolsas. Já a linha baby foi desenvolvida para mulheres que estão no processo de desfralde dos filhos e o Cnx, uma linha profissional para o mercado. Atualmente com 53 unidades franqueadas, sendo 13 no exterior, a rede sentiu a necessidade de fabricar seus próprios insumos ao perceber a oscilação dos preços e da oferta. “Na verdade, nunca foi nosso plano ter indústria, mas tivemos que abrir após um impasse com um fornecedor de produtos. Com o crescimento da demanda e a pressão por inovações aliado a esse desafio relacionado à dependência de fornecedores, decidimos fabricar nosso próprio produto”, destaca o CEO.
Além de aumento de faturamento, a inauguração da fábrica é um marco também nos projetos de ESG da CleanNew. “Toda indústria é autossuficiente energeticamente, pois temos uma mini usina de produção de energia solar. Além disso, os sprays geram uma economia de cerca de 1 bilhão de litros de água no ambiente, pois as pessoas não precisam mais gastar água para lavar seus itens, nem precisam lavar com frequência por conta da blindagem”, completa o executivo.