O brasileiro tem se tornado cada vez mais interessado em empreender, e um dos modelos de negócios que vem chamando atenção é o Franchising. Com uma reputação consolidada por cases de sucesso, esse setor atrai investidores de diversas regiões do Brasil e do mundo. O número de redes de franquias no país tem crescido acima das projeções. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o volume de redes de franquias no Brasil em 2023 aumentou acima do esperado: o setor de franchising nacional totalizou 3.311 marcas, registrando um crescimento de 7,6%. Esse índice é quase o dobro da projeção inicial da ABF, que era de 4%.
“Ao escolher um negócio no modelo de franquia, o empreendedor tem a vantagem de optar por um formato que atenda tanto às suas necessidades quanto às da região. Na Minds, são oferecidos modelos que variam desde o PP até o G. O ramo da educação é um dos mais procurados por pessoas que desejam operar um negócio com propósito, como um pilar principal para transformar vidas”, explica Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.
O setor de franchising é referência por fomentar a empregabilidade no país. Ainda de acordo com a ABF, Franchising segue empregando mais. Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.
A CEO da rede de idiomas Minds inspira o intraempreendedorismo entre seus colaboradores. Muitos profissionais que atuavam no setor administrativo, na recepção, na parte pedagógica ou comercial alcançaram novos patamares, assumindo cargos de liderança, como gerentes. “Acredito que cada pessoa tem seu potencial e busco inspirar nelas a vontade de crescer e conquistar voos mais altos. O ideal é desenvolver pessoas para que elas possam enfrentar novos desafios, seja assumindo um cargo maior ou conquistando sua independência financeira ao se tornarem franqueadas da Minds”, complementa Leiza.
Daiane Martins: A jornada de superação e sucesso de uma franqueada da Minds em Belo Horizonte e Porto Alegre:
“Entrei na Minds em 2004 como recepcionista e, ao longo dos anos, avancei na carreira, tornando-me gerente administrativo em 2007. Em 2012, aceitei o convite para abrir uma unidade em Belo Horizonte e me mudei para lá, onde estou até hoje. Sou apaixonada pela Minds, que teve um grande impacto em minha vida, a Minds teve um impacto tão profundo em mim que, em janeiro, decidi tatuar seu nome no corpo para refletir a mudança que ela trouxe para minha vida. Trabalhei em várias unidades, incluindo Porto Alegre, Vitória, Vila Velha, e atualmente sou franqueada de BH e Porto Alegre, além de atuar como subdiretora em Teresina. Recentemente, comecei a colaborar com outras unidades, como Palmas, São Luís e Rio de Janeiro, oferecendo suporte e estratégias”, disse Daiane Martins.
A Minds transformou a vida de Daiane. “Hoje, após 20 anos na empresa, me sinto realizada e confiante, evoluindo de uma funcionária tímida para uma subdiretora em busca de novos desafios. Minha trajetória pessoal é marcada por ser mãe aos 14 anos, avó aos 33, e ter minha filha e neta envolvidas na empresa, o que só fortalece meu compromisso com a Minds. Estou sempre buscando inovar e contribuir ainda mais para o sucesso da empresa”, disse Daiane.
Conheça os 4 modelos de franquia da Minds: soluções adaptadas ao orçamento e necessidades:
- Formato PP: Investimento a partir de R$ 69 mil, a microfranquia é ideal para espaços como Coworking.
- Formato P (Pequeno Porte): É possível abrir uma escola de inglês com um local exclusivo, com sala de aula e outros ambientes.
- Formato M (Médio Porte): Com uma estrutura já um pouco mais robusta, é possível abrir uma escola de inglês mais completa.
- Formato G (Grande Porte): Estrutura completa, salas, recepção, multimídia, salas experience e muito mais na escola de inglês.