Em apenas oito anos de existência, a franquia de cafeterias Cheirin Bão, fundada por Wilton Bezerra e Eduardo Schroeder, já é a maior do Brasil. São mais de 800 lojas espalhadas pelo país e se tornou a primeira empresa mineira a levar gastronomia regional para mais de 200 cidades. O faturamento em 2023 foi de R$350 milhões e este ano deve chegar a R$400 milhões.
Além das cafeterias, a franquia também se destaca por sua produção própria de café. O produto faz parte de um ecossistema completo que vai desde o plantio, passando pela industrialização, distribuição até chegar na xícara do consumidor. Toda essa abrangência faz da Cheirin Bão uma referência na democratização no consumo de cafés especiais de alta qualidade, anteriormente restritos a um público específico de determinadas cidades.
Atualmente, a franquia tem feito expansões para o interior do país, precificando os produtos conforme a região. Toda a cultura organizacional da Cheirin Bão contribui para esse crescimento, uma vez que o objetivo da franquia é chegar a duas mil lojas no país, o que promoverá cerca de 20 mil novas vagas de emprego. Existem também planos para uma expansão internacional, algo ainda em fase inicial, mas, já mira em países como México e Estados Unidos.
Apoio aos pequenos
Além da geração de empregos e o papel social de apoio aos pequenos produtores da Serra da Mantiqueira em Carmo de Minas, a Cheirin Bão, também tem ganhado destaque pelas práticas sustentáveis de reaproveitamento de insumos e utilização de energia renovável nos processos de produção. Isso fez com que a marca fosse a primeira rede de cafeterias a receber o Selo de Carbono Neutro na Torrefação. Só no ano passado a empresa conseguiu neutralizar 50 toneladas de carbono equivalente a 100% das suas emissões.
“Nosso maior orgulho é poder levar uma xícara de café com um pedacinho de Minas Gerais a todos os lares. Queremos que os consumidores vivam uma experiência de afeto por meio dos nossos produtos. Acredito que essa é a nossa maior estratégia”, diz Wilton Bezerra, CEO da Cheirin Bão. Quando se fala em futuro observando o mercado atual, o CEO diz que o investimento novos canais e tecnologias de apoio aos franqueados e a constante inovação dos produtos, sem esquecer as raízes mineiras, são importantes para que esses parceiros se tornem multi franqueados levando toda a tradição e sabor da marca de norte a sul do país.