Há mais de 75 anos no mercado, uma das premissas da Bibi é incluir a inovação no dia a dia da rede de lojas e nos dois parques fabris. Com o intuito de se tornar cada vez mais competitiva no segmento de moda infantil, a empresa desenvolve soluções criativas e que auxiliam de forma efetiva suas operações. Dessa forma, a marca conta um programa chamado Ninho de Inovação que incentiva a contribuição colaboradores, franqueados, fornecedores, clientes com novas ideias e sugestão de solução para os desafios do negócio. O objetivo do programa é tornar a Bibi a empresa mais inovadora em calçados infantis, fomentando novas soluções e desafiando os stakeholders a pensar em novas ideias e melhorias. O resultado disso: por mais um ano, a companhia é consagrada com o prêmio Campeãs da Inovação, realizado pela Revista Amanhã.
De 2023 para 2024, a Bibi saltou da 25ª para 17ª posição no ranking da premiação, demostrando o empenho e comprometimento em trazer para o mercado inovações para gerar resultado, facilitar o trabalho, desenvolver novos canais e formas de negócio, além de novidades em produto, serviços e indústria. Pela quarta vez consecutiva, a empresa se tornou uma das representantes do estado do Rio Grande do Sul na premiação com o case da palmilha Fisioflex 4.0, que segue a mesma premissa da anterior, porém proporciona ainda mais conforto e flexibilidade ajudando os pés das crianças a ficarem na posição correta, contribuindo com o desenvolvimento das perninhas e estimulando a percepção sensorial e as terminações nervosas.
“É gratificante fazer parte de um prêmio que é pioneiro no Brasil e que ajuda a difundir a cultura da inovação nas empresas localizadas nos estados da região Sul do País. Na Bibi respiramos inovação diariamente com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças. Em um mercado em constante evolução, temos que nos manter sempre em alerta e em busca de novidades para oferecer produtos de qualidade, uma experiência diferenciada, um ambiente de trabalho eficiente e ações que gerem bons resultados. Buscamos criar uma atmosfera que fomente a inovação em todas as frentes do negócio”, comenta a presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch.
Ainda na premiação, a empresa alcançou a terceira colocação na categoria resultados, que mensura a capacidade de transformar ideias e sugestões em números tangíveis e mensuráveis; e a primeira posição no setor de couro e calçados, demonstrando a relevância da Bibi para o mercado em questão. Com mais de 150 lojas no Brasil e em alguns países da América Latina, além das duas plantas fabris, localizada em Parobé, no Rio Grande do Sul, e Cruz das Almas, na Bahia, a empresa foi precursora no desenvolvimento de calçados fisiológicos e não tóxicos para crianças de 0 a 9 anos.
O ranking Campeãs da Inovação é realizada há 20 anos pelo Grupo Amanhã, com apoio técnico do IXL Center, da cidade Cambridge, em Massachussets, nos Estados Unidos. O prêmio utiliza o Innovation Management Index, metodologia do Gimi – Global Innovation Management Institute – organização global sem fins lucrativos criada por executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação de vários países. Além disso, a iniciativa tem como objetivo criar uma geração de líderes globais, conectando-os ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação e educação. Tudo isso, por meio de um programa personalizado e único que combina conhecimento, network, benchmarking e experiência cultural.