A Ctrl+Play, franquia de tecnologia e inovação, anuncia o lançamento de uma nova vertente de cursos com foco no público adulto, após aquisição pelo grupo CNA+. Com previsão de início em agosto, o primeiro será o “Ctrl+Pro: data science com IA”, voltado para quem quer estar por dentro das inovações do setor e avançar na carreira em busca da profissionalização. A decisão vai ao encontro do crescimento do mercado de inteligência artificial, que tem previsão de atingir mais de US$ 60 bilhões até 2029, de acordo com relatório da Mordor Intelligence.
Além de atender um público adulto e fora da escola, a novidade chega como uma forma de dar continuidade ao ensino para os jovens que já são alunos da Ctrl+Play e concluíram todas as modalidades das aulas de programação e robótica – Ctrl+Kids, Ctrl+Teens e Ctrl+Young. Isso porque muitos deles querem aprofundar seus conhecimentos e sentem que precisam aprender o lado mais técnico e especializado da tecnologia.
“Muitos de nossos estudantes se formavam no Ctrl+Young e não tinham mais opção de estudar conosco, e a partir de agora, eles terão essa e outras opções para explorar e aprofundar”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play. “Para escolher o tema, fizemos uma ampla pesquisa e observamos tanto a crescente demanda do mercado de trabalho, quanto as altas projeções em cima da IA. Percebemos a relevância do assunto e interesse das pessoas, então decidimos lançar esta nova formação”, explica.
Para Décio Pecin, CEO do Grupo CNA+, a expansão da rede Ctrl+Play irá continuar no ensino e no número de franquias. “Em pouco mais de sete meses, temos mais de 90 unidades e estamos em todas as regiões do país. Agora, iremos levar aos franqueados a oportunidade de aumentar a jornada de ensino no contraturno escolar,” destacou.
Com foco em alunos adultos, o curso terá a duração de um ano com aulas que abordam teoria e prática, explorando temas como bancos de dados, manipulação e análise de dados, redes neurais e deep learning por meio da programação em Python. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades práticas em machine learning, processamento de linguagem natural, visão computacional e outros subcampos, e assim, consigam se preparar para seguir carreiras em Data Science e IA.
Assim, como seus outros cursos, o de Data Science com IA será de modalidade livre com aulas presenciais ou online. Os alunos terão aulas “project based” que permitirão construir projetos e montar seu próprio portfólio. Dessa forma, enriquecerão suas experiências com solidez para buscar uma vaga no mercado de trabalho.
A programação é a base fundamental de muitas tecnologias e também uma especialidade da Ctrl+Play, que há quase 10 anos ensina sobre o tema para jovens de sete a 17 anos. Entrar nesse mercado de IA posiciona a escola como um player importante, dado que traz consigo toda uma bagagem e expertise em tecnologia e metodologias pedagógicas.
Entre outras funções primordiais da inteligência artificial, a programação permite o funcionamento dos algoritmos, automação e escalabilidade, desenvolvimento de modelos e manipulação de grandes volumes de dados. “Não existe inteligência artificial sem programação, é ela que faz toda a mágica acontecer. Estamos animados em poder entrar no mercado com aulas voltadas para o público adulto, mas entregando a mesma expertise em criar trilhas de aprendizado que sejam engajadoras, divertidas e aplicáveis para a realidade do mercado de trabalho atual”, explica o diretor.
Na mesma linha de novos produtos, a escola também planeja lançar uma modalidade da “Ctrl+Pro” para jogos digitais, voltada especificamente para estudantes que querem focar seus estudos no desenvolvimento de jogos. A previsão de lançamento é para fevereiro de 2025.
Novo posicionamento
Após a aquisição da rede pelo CNA, que recentemente se tornou o grupo educacional CNA+, a Ctrl+Play também mudou seu posicionamento para ser uma escola de tecnologia e inovação. O objetivo é ampliar sua atuação no mercado de tecnologia para oferecer diferentes propostas de ensino além da programação e robótica, assim como atender um novo tipo de público, mais maduro e que está em busca de profissionalização.