O setor de franquias tem evoluído constantemente nos últimos anos e prova disso é o crescimento no faturamento do setor registrado no primeiro trimestre de 2024. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias obteve um crescimento de 19,1% no faturamento do 1º trimestre em relação ao ano passado, que já havia sido positivo em 17,2% em relação a 2022. De R$ 50.854 milhões faturados no T1 de 2023, este ano o mesmo período somou R$ 60.560 milhões. Se comparado ao período pré-pandemia, o crescimento foi superior a 45%, com base nos R$ 41.537 milhões arrecadados de janeiro a março de 2020.
“Os números reforçam um momento ideal para se investir no ramo de franquias, que após uma breve queda no faturamento em 2021, por conta da pandemia, ainda assim se manteve aquecido e obteve um crescimento exponencial nos últimos anos. Para quem busca marcas sólidas e um mercado para crescer, o setor de franquias, que já ultrapassa 195 mil em todo o Brasil, é ideal para aqueles que querem investir com segurança, mas é importante considerar a solidez e o modelo de negócio de cada franquia. É momento de aproveitar esta onda de crescimento do mercado, muito indicado para pequenos e médios empresários”, afirma o empresário Reginaldo Boeira.
Reginaldo ultrapassa os 40 anos de experiência em empreendedorismo e é dono de mais de 20 empresas, entre elas a rede de franquias de idiomas KNN, que soma mais de 550 unidades abertas em todos os estados brasileiros, com mais de 200 mil alunos que já passaram pela escola e que comprovaram a metodologia de ensino única desenvolvida por Reginaldo Boeira, com foco nos nativos da língua portuguesa.
“As franquias replicam o modelo de negócios da franqueadora e esta é uma das justificativas que representam o crescimento no faturamento, a segurança em investir em produtos e serviços já consolidados no mercado. O empresário precisa seguir a ‘cartilha da franquia de sucesso’”, comenta Boeira.
O empresário reforça que cada franqueado também precisa, antes de tudo, realizar uma pesquisa de mercado para identificar o melhor modelo de franquia para a sua cidade, considerando o perfil do público, a escassez de serviços na região, diferencial competitivo, interesses culturais, entre outros. “No caso da KNN, temos diversos modelos de escola, com investimentos que partem de R$ 25 mil, mas também com valor superior a R$ 100 mil. O que vai definir qual o modelo ideal para cada franqueado é, principalmente, o número de habitantes de cada cidade”, diz.
Antes, durante e depois da abertura da escola, a KNN acompanha todos os franqueados de perto, por meio de videoconferências e encontros presenciais para avaliar como está o desenvolvimento das escolas pelo país. “Essa aproximação é ainda mais importante para analisar e tirar todas as dúvidas de quem acreditou na nossa marca para crescer”, completa.
Boeira reforça que o franqueado pode ficar despreocupado com relação ao treinamento da equipe, pois a KNN Idiomas possui programas próprios de capacitação aos franqueados e suas equipes, desde o atendimento até a saúde financeira da empresa. “São 10 anos atuando no mercado de franquias, então já temos conhecimento de todos os problemas que podem surgir ao longo do processo de implantação e implementação das escolas pelo país”, finaliza.