As condições econômicas da região Sudeste têm se revelado bastante interessantes para quem busca empreender, principalmente no franchising. Ela que abriga os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais são conhecidas por serem ótimos centros comerciais e reunir principalmente um bom público consumidor.
Esses fatores chamam atenção de redes de franquias que buscam investidores para apostarem em novos negócios e, assim, levarem a marca para novos cantos do país.
A estimativa mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o Sudeste foi a região brasileira que mais ganhou população nos últimos 12 anos, concentrando hoje mais de 84,8 milhões de habitantes, ou seja, 41,8% dos residentes.
Nova Lima (MG), Santana de Parnaíba (SP), Campos do Jordão (SP), Pontal (SP) e Vinhedo (SP) estão entre os municípios brasileiros com maior renda média por população no país, segundo dados apontados pela pesquisa Mapa da Riqueza de 2023, elaborado por Marcelo Neri, diretor do FGV Social.
De olho nessa fatia
É de olho nesses maiores mercados consumidores do país que a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – rede do setor ótico – quer focar neste primeiro semestre de 2024 em busca de novos investidores para a marca.
Tony Cozendey, diretor executivo do Instituto Visão Solidária, conta que para isso, a rede leva em conta o PIB local, volume populacional e também o aglomerado urbano, até porque o IVS é ideal para ser instalado em local com grande fluxo de passantes e boas praças comerciais.
O IVS entrou para o mercado de franchising no final de 2022 e hoje soma 45 lojas, sendo quatro unidades no Sudeste como Santo André e Taubaté em SP, e Nova Iguaçu no RJ.
A expectativa, segundo o empresário é abrir ao menos mais 30 lojas no Sudeste ainda em 2024, cidades como Vitória/ ES, Duque de Caxias/ RJ, São Caetano do Sul/ SP, e outros municípios da Grande São Paulo estão no radar da marca para expansão, inclusive, locais como interior de São Paulo, centros comerciais nas capitais, baixada santista, região serrana do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e litoral capixaba.
Perfil do franqueado
Para investir nessa rede de franquia é necessário que o possível franqueado tenha espírito empreendedor; interesse no crescimento pessoal e financeiro; comprometido com o processo e flexível às mudanças exigidas pelo mercado; além de se identificar com o conceito de franchising e o mercado de óticas.
“Nosso franqueado é considerado um parceiro e sua correta seleção é fundamental para o sucesso do Instituto Visão Solidária e do próprio franqueado. Por isso, analisamos com cautela o perfil de todos os interessados em abrir uma operação, consideramos características e habilidades que capacitem o franqueado a adaptar‐se à metodologia da rede”, enfatiza Tony.
O diretor executivo pontua que devido à necessidade da contratação de um responsável técnico na operação, caso o franqueado não seja o técnico óptico, ele deverá contratar um profissional, técnico em óptica e devidamente inscrito no Conselho para atuar como responsável técnico da unidade.
Modelo de negócio
A franquia Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em armações receituários exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis.
Para empreender nesse negócio é necessário investimento inicial a partir de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia + gastos com instalação e equipamentos + capital de giro). Esse valor é referente a uma loja de 30 m2, com dois profissionais. O valor pode aumentar de acordo com as características e tamanho do imóvel a ser locado.
O faturamento é muito atrativo onde é possível alcançar entre R$ 60 mil a R$ 150 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado. Já o lucro líquido mensal é estimado entre 20% e 30% sobre o faturamento, com retorno previsto do investimento entre 13 a 18 meses.
“O Sudeste tem um ambiente muito propício para fazer negócios. Mas o importante é que o franqueado entenda que para o sucesso do empreendimento é fundamental ele também se empenhar com o negócio, e principalmente, ter afinidade com o segmento. Hoje o segmento de saúde, beleza e bem-estar ocupa a 2ª posição no ranking como o que mais cresceu no 3º trimestre de 2023, com 13,7%, mas quando há identificação com o trabalho ele se torna muito mais prazeroso e facilitado no dia a dia”, finaliza Cozendey.