A FarMelhor, rede de franquias de farmácias, marcará presença na ABF Franchising Expo 2024, que ocorrerá de 26 a 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. Reconhecida como o maior encontro do franchising brasileiro, a feira é uma oportunidade para a FarMelhor atrair potenciais investidores e expandir ainda mais sua marca.
Estratégia de expansão
Com o objetivo de atrair investidores que tenham sinergia com o negócio e também para fortalecer a expansão da marca, a FarMelhor marcará presença na feira com um estande de 25m², projetado para proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes. A instalação vai simular uma drogaria completa com mobiliário, produtos, fachada e check-out. “Os visitantes terão uma pequena experiência de estarem em uma drogaria FarMelhor”, afirma Renan Reis, CEO da FarMelhor.
“Queremos atrair potenciais investidores que tenham sinergia com o nosso negócio para fortalecer e potencializar a expansão da marca. Vamos apresentar as perspectivas do mercado farmacêutico, assim como toda a nossa estrutura de franquia”, diz o CEO.
Atualmente presente em todos os estados brasileiros, a FarMelhor tem registrado crescimento mais acelerado nas regiões Norte e Nordeste, e foca sua expansão em cidades do interior que carecem de drogarias mais bem-estruturadas. “Nossa meta é abrir mais de 50 novas unidades em todo o país ainda este ano”, acrescenta Reis.
Em 2023, a FarMelhor registrou um faturamento de R$ 600 milhões, representando um crescimento de 19,8% em relação a 2022. A perspectiva de faturamento para 2024 é de R$ 720 milhões, com 19 novas unidades já abertas este ano.
Além do estande na feira, a FarMelhor também participará da Franchising Week como painelista. O CEO da rede fará uma apresentação com o tema “Inspirando Mudanças”, em colaboração com a comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar da ABF. “Será uma excelente oportunidade para compartilhar nossas experiências e aprender com outros líderes do setor”, comenta Reis.
Vantagens competitivas da FarMelhor
A FarMelhor foca na transferência de know-how e suporte contínuo ao franqueado, aliando estratégias customizadas para cada local de operação. “A base para o sucesso das nossas lojas está apoiada em quatro pilares: comprar bem, vender bem, gerir bem e capacitar e inovar. Entendemos que é um conjunto de fatores que atuam sinergicamente para o melhor desempenho das nossas unidades,” explica Reis.
No campo da inovação, a FarMelhor tem incorporado tecnologias avançadas, como inteligência artificial, para melhorar suas operações. A parceria com a startup NerdMonster, que desenvolve plataformas voltadas para a multipresença digital e o marketing local, tem sido fundamental para oferecer atendimento personalizado e eficiente, além de aumentar a produtividade e construir uma base de dados robusta.
Compromisso ESG
A FarMelhor também está comprometida com as práticas de ESG (sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança das empresas). A marca participa do movimento Logística Reversa de Medicamentos, e está cumprindo os prazos legais que regulam o descarte ambientalmente correto de medicamentos domiciliares de uso humano, vencidos ou em desuso, e suas embalagens.
Além disso, a empresa tem parcerias com organizações como o Amigos do Bem, que atua para erradicar a fome e a miséria no sertão nordestino. “Estamos comprometidos em usar nossa influência e recursos para apoiar ações sociais relevantes, com a certeza de causar um impacto positivo e um futuro mais justo e inclusivo para todos,” afirma Reis.