O Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e botecos do Brasil, que detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, marca presença na ABF Franchising Expo 2024, maior feira mundial do setor que acontece em São Paulo. Em 2023, o setor atingiu a marca de R$ 240 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A pesquisa destacou o segmento de alimentação, que registrou um aumento de 17,5%.
O Grupo Impettus faz parte desse crescimento expressivo, expandindo suas operações de origem carioca para além do Rio de Janeiro. O Espetto Carioca, por exemplo, está com uma unidade em implantação nos Estados Unidos, enquanto as marcas Mané e Buteco Seu Rufino estão com inaugurações previstas para São Paulo. Com uma projeção de crescimento de 25% no faturamento para 2024, a holding espera alcançar a marca de R$ 250 milhões.
“A nossa última participação na feira resultou na conversão de quatro novas franquias para a holding, que já estão em processo de implantação. O processo de expansão das marcas passa por uma seleção cautelosa, prezando muito pelo comprometimento do franqueado em manter a essência do negócio. Ressaltamos a importância do envolvimento dele na operação para que o seu negócio cresça com solidez e credibilidade”, afirma Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios e sócio-fundador do Grupo Impettus.
Negócio de proximidade: holding apresenta vending machine, uma microfranquia de autoatendimento
A marca que originou a holding foi o Espetto Carioca, que se expandiu rapidamente e hoje conta com 55 unidades, presente em seis estados brasileiros. Especializada em espetinhos, espalha o lifestyle carioca por meio de um cardápio que oferece mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas em diferentes estados do Brasil. São quatro modelos de negócios: fast causal, quiosque, vending machine e lojas de rua, com investimentos que variam de R$ 50 mil a R$ 1.35 milhão.
Um dos grandes destaques do Grupo Impettus durante o evento é o modelo de microfranquia vending machine, lançado recentemente. Este formato inovador consiste em uma geladeira de autoatendimento que comercializa espetinhos congelados que já estão limpos, temperados e espetados, o cliente precisa apenas retirar da embalagem e colocar em uma air fryer, grill, frigideira ou na churrasqueira, o que garante conveniência e praticidade ao consumidor final. “A novidade funciona por meio de um painel de controle, em que os clientes podem selecionar o produto desejado. Na sequência, selecionam o meio de pagamento que pode ser por cartão de crédito, débito ou pix e pronto, após a aprovação o item ficará disponível na bandeja da máquina”, ensina Gorodicht.
Ainda, por meio da tecnologia de inteligência artificial, o franqueado monitora remotamente a unidade para acompanhar o estoque e necessidade de reabastecimento. Para interessados na microfranquia, o investimento inicial é de R$ 50 mil por máquina. O faturamento médio esperado é de R$ 12 mil por máquina e o prazo de retorno é de 12 a 18 meses.
Já a marca Mané é conhecida por proporcionar experiências gastronômicas únicas em um ambiente sofisticado e fiel à cultura raiz de boteco, que em 2021 passou a integrar a holding. Entre os diferenciais está gastronomia criativa no cardápio e carta de drinks, com nomes que remetem a jargões populares dos jovens. A rede conta com mais de 27 unidades e oferece dois formatos de bar que variam entre 70m² e 150m², com investimentos de R$ 563 mil a R$ 865 mil. O estilo carioca levanta voo para além do Rio de Janeiro e aterrissa, nos próximos meses, o primeiro bar da rede em São Paulo, no bairro nobre de Alphaville, localizado no município de Barueri.
Ainda no segmento de bares, está a rede Buteco Seu Rufino, famosa no Rio de Janeiro, que se destaca por oferecer um ambiente acolhedor e uma culinária típica de boteco: familiar e caseira. Nos quase nove anos de funcionamento, foram vendidas mais de cinco toneladas de torresmo, o petisco carro-chefe do boteco. Com sete unidades no Rio de Janeiro, a rede oferece dois modelos de franquia de 70m² e 150m², com investimentos a partir de R$ 425 mil. Para o segundo semestre deste ano, a rede tem planos ousados de expansão para o Sudeste, com cinco inaugurações no Rio de Janeiro, uma em Moema, em São Paulo, e outra em Vila Velha, no Espírito Santo.
Na holding desde 2019, a marca Bendito, especializada em cookies, brownies, cafés e salgados, atua dentro do conceito de confeitaria fina e trabalha com receitas exclusivas e o mais puro chocolate belga Callebault, o que garante requinte e originalidade do produto final. Atualmente com sete unidades na capital carioca, possui dois formatos de negócios, sendo loja de rua e quiosque. Os investimentos são de R$ 250 mil a R$ 322 mil.
Capacitação no food service
A fim de manter o compromisso com a excelência e a experiência do cliente, o grupo oferece um programa de desenvolvimento profissional, por meio da Universidade Impettus, ao todo são mais de 2.000 colaboradores em todo o grupo. O investimento em capacitação para todas as marcas, visa gerar o senso de pertencimento nos franqueados e em suas equipes. “Investir no desenvolvimento de pessoal promove a compreensão de todos sobre a cultura do grupo em todas as operações. Além de fornecer subsídios com as análises, que podem gerar tanto o aumento do ticket médio dos clientes quanto o maior engajamento dos colabores”, afirma o executivo.