A Balcão Urbano, rede de microfranquias de vending machines especializada no desenvolvimento de projetos personalizados para o varejo e indústria, acaba de lançar, em parceria com a Giuliana Flores, uma vending machine exclusiva, que vai automatizar a venda de rosas encantadas de várias tonalidades. São flores exclusivas que duram até três anos e custam R$ 49,90. As duas primeiras machines estão instaladas na área de desembarque 2 e 3, do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
“As máquinas de venda de produtos são comuns nas grandes cidades. A pessoa que está saindo do trabalho ou a caminho de qualquer compromisso poderá adquirir um presente criativo e especial sem a necessidade de se deslocar até uma loja. Essa é a facilidade que pretendemos proporcionar aos nossos clientes”, afirma Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores.
De acordo com Marcel Magalhães, diretor de expansão da Balcão Urbano, essa nova parceria com a Giuliana Flores é mais uma inovação no mercado de Vending Machine. “Aqui no Brasil, esse modelo de venda autônoma é mais comum quando pensamos em snacks, bebidas e café. E a proposta da Balcão Urbano é desenvolver novos negócios para companhias que querem expandir os pontos de venda”, explica.
Para atingir o objetivo, a franquia está selecionando novos pontos para instalação das máquinas. De acordo com Magalhães, além de fazer um negócio como a Giuliana Flores crescer, o modelo de negócio da Balcão Urbano é oferecer uma nova fonte de renda para outros negócios.
“A gente enxerga que nosso modelo de negócio é um ganha-ganha para varejo e indústria. No caso da Giuliana Flores, ela aumenta seus pontos de venda, oferecendo conveniência aos clientes. O ponto de venda, que pode ser um hospital ou uma outra franquia de hotéis, por exemplo, consegue ter uma renda extra para o negócio, utilizando um pequeno espaço do negócio. Todos saem ganhando”, revela Magalhães.
Crescimento Acelerado
Esse modelo de negócios deu tão certo que a franquia cresceu 55% em 2023, fechando o ano com 141 franquias vendidas em todas as regiões do país.
Entre as grandes marcas que já apostaram no modelo de negócio estão: AMBEV, Chocolix, Nutty Bavarian, KidsZone, Ipanema, Fruki Bebidas, entre outras.
Modelo de negócio seguro
A instabilidade econômica no Brasil fez aumentar a cautela no empreendedorismo, cenário que impulsiona a busca por franquias, principalmente de baixo custo, significando menor risco. Segundo dados da ABF, a mortalidade de franquias é de 5% em 24 meses, prazo médio de retorno, enquanto que em negócios próprios de pequeno porte, a mortalidade aumenta para 17%, segundo estudo de 2020 do Sebrae.
Além de todos os itens que tornam as franquias mais seguras, o modelo da Balcão Urbano possui alguns outros fatores importantes para o sucesso do negócio.
Baixo custo operacional: As vending machines requerem pouca mão de obra e podem funcionar 24 horas por dia, reduzindo os custos operacionais.
Conveniência: As máquinas estão disponíveis em locais estratégicos, como estações de metrô, aeroportos, shopping centers e empresas, proporcionando conveniência aos consumidores que desejam comprar produtos rapidamente.
Diversidade de produtos: O mercado de vending machines abrange uma ampla gama de produtos, desde alimentos e bebidas até itens de uso diário, como produtos de higiene pessoal, eletrônicos e até mesmo obras de arte.
Personalização: Com o uso de tecnologia avançada, as vending machines podem oferecer experiências de compra personalizadas, recomendando produtos com base nas preferências do cliente e coletando dados para análise de mercado.
Expansão global: O mercado de vending machines tem experimentado um crescimento significativo em todo o mundo, com expansão para novos mercados e países.