“Sempre gostei de conhecer as amizades dos meus filhos e ser próximo a elas”. A frase é de Odair Rodrigues, 56 anos, franqueado de três lojas da Bella Capri, que faturaram mais de R$ 7 milhões em 2023.
Mas o que a amizades dos filhos tem a ver com uma franquia de pizzaria? Foi em uma visita de amigos dos filhos que Rodrigues soube sobre a oportunidade de adquirir uma loja da Bella Capri.
“Em uma conversa descontraída, uma das amigas contou que a loja Bella Capri que o marido trabalhava estava passando o ponto. Fui atrás, investi e hoje sou realizado como empresário”, lembra.
Pais como exemplos
Rodrigues nasceu em Nhandeara (SP) e cresceu vendo os pais trabalharem duro na roça para proporcionar uma boa qualidade de vida para seus cinco filhos. Esse cenário serviu de exemplo e inspiração para ele e seus irmãos que, desde pequenos, brincavam imaginando ter um empreendimento próprio.
Em 1977, a família se mudou para São José do Rio Preto Preto (SP) em busca de mais oportunidades. Os anos passaram e, aos 13 anos, Odair começou a trabalhar na sapataria de seu tio para ajudar na renda familiar. Aos 15 anos, conseguiu um emprego em uma farmácia, onde permaneceu por dois anos e meio. “Desde criança gostávamos de brincadeiras que envolviam trabalhar, como vender sacolé e doces comprados no bar”, conta.
Fase adulta
Rodrigues trabalhou em uma farmácia por quatro anos e, em seguida, foi para um escritório de contabilidade, onde ficou por mais quatro anos. Posteriormente, foi transferido para o departamento de contabilidade de uma grande metalúrgica, onde permaneceu por 25 anos, até 2009, alcançando cargos de administração.
Em 1991, ainda trabalhando na metalúrgica, e, recém-casado, Rodrigues abriu uma quitanda com a esposa, mas dois anos depois, com o nascimento dos filhos, decidiu encerrar o empreendimento para dedicar-se à família.
Enquanto trabalhava na metalúrgica, Rodrigues foi convidado por um amigo para abrir uma pizzaria, o que inicialmente parecia uma brincadeira. No entanto, ao ser convidado para um evento de lançamento de franquias da Bella Capri, Rodrigues se interessou pela ideia. Seu amigo acabou comprando uma franquia da pizzaria, e Rodrigues, após se desligar da metalúrgica em 2009, decidiu seguir seu sonho de ter um negócio próprio.
Início no franchising
Em 2010, Rodrigues assumiu a primeira loja Bella Capri em Ribeirão Preto, que se tornou um sucesso. Em julho de 2017, abriu a segunda, e, em 2018, já contava com três, todas em Ribeirão Preto.
Em 2023, as três lojas somaram um faturamento superior a R$ 7 milhões. Para 2024, ele projeta um aumento de 12% nesse faturamento com as atuais lojas e a inauguração de mais uma loja no modelo Tradizzione.
“Eu acredito em coincidências e vi que o segmento de pizzarias sempre esteve muito presente em minha vida. Escolhi a Bella Capri por conhecer a história, conhecer franqueados e acreditar ser um case de sucesso”, finaliza.
Rede em ascensão
A Bella Capri é uma franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na tradicional gastronomia italiana. Fundada em 1998, em Mirassol (SP), a rede conta com 40 unidades e vende cerca de 80 mil pizzas por mês.
Além disso, a Bella Capri se destaca pela cozinha automatizada. Com um processo em três etapas, as pizzas ficam prontas em até 10 minutos. A franquia ainda possui app próprio. “Cerca de 70% das vendas são realizadas pelo app. No Brasil, somos a única pizzaria que tem a maior parte de seus pedidos feitos por um app próprio”, comenta Guto Covizzi, diretor de expansão da Covizzi Franchising, que tem a Bella Capri como uma das marcas do grupo.
Mercado pizzaiolo
De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas Brasil, o país produz mais de 3,8 milhões de pizzas por dia – o segundo que mais consome o alimento no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O estudo apontou que há aproximadamente 90 mil estabelecimentos de pizzas ativos no Brasil.
São Paulo é responsável pelo consumo de cerca de 870 mil pizzas por dia, sendo que 28% das pizzarias ficam em solo paulista, segundo a entidade.
Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o faturamento do segmento de alimentação food service, no qual participa o setor de pizzarias, cresceu 17,9% em comparação com o ano anterior, faturando quase R$ 47 bilhões.