Boa parte das empresas abertas no Brasil são comandadas em família, é o que aponta o Sebrae com 90% dos negócios são familiares. Mas será que uma parceria entre mãe e filho pode realmente dar certo?
Para muitos brasileiros a tarefa não é fácil e requer muito cuidado para não misturar assuntos de casa e as divergências que podem surgir no dia a dia do negócio. Mas por outro lado, essa é uma forte oportunidade de aprender lições, compartilhar desafios, e claro, as conquistas ao lado de pessoas especiais como é o caso da própria família.
Lucinéia Cruz de Oliveira, 43 anos, após ser presenteada com um perfume por um amigo, se encantou tanto pelo cheiro e qualidade do produto que pesquisou sobre o negócio e resolveu investir na marca. Foi quando em meados de 2020, ainda durante o início da pandemia, comprou uma unidade da franquia Touti – rede de linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício – o modelo escolhido foi o quiosque smart, que é um formato bem compacto, de apenas 1 metro quadrado, que pode ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso. No caso da unidade da Lucinéia, ela resolveu instalar o quiosque dentro de uma loja de revelação de fotos, no centro da cidade de Lagarto/ SE, pouco mais de 70 km da capital, Aracaju.
Por já ter um emprego fixo como gerente em uma concessionária de motos, ela resolveu convidar seu filho do meio, Leonardo Vinícius, de 21 anos, para gerenciar o negócio junto com ela. Apesar de terem características diferentes, mãe e filho adoram trabalhar juntos, e assim, aproveitam mais o tempo que compartilham.
“A vontade de convidar o Leonardo partiu de mim. Ele tinha acabado há pouco tempo o período escolar e eu precisava de alguém da minha confiança para organizar tudo. Hoje ele é responsável por cuidar da parte do sistema, e eu finalizo todos os procedimentos referentes a franquia, além das tomadas de decisões mais importantes”, conta a franqueada.
Desafios diários
Para a empresária, a possibilidade de manter um negócio ao lado do seu filho é um grande privilégio, mas que tem seus desafios. “Trabalhar com filho requer enfrentar muitos desafios em questões pessoais. Eu sinto que o nível de intimidade pode em alguns momentos atrapalhar a gestão do negócio, porém por outro lado, existe a confiança em que é um bom negócio para toda família, isso é fato”, reforça Lucineia.
A unidade de Lucineia vende em média cerca de 100 perfumes por mês e a expectativa para este Dia das Mães (celebrado no próximo dia 12 de maio), é que as vendas aumentem em torno de 30%, já que a data é muito aguardada e considerada como uma das mais importantes dentro da rede de franquia.
A franqueada pontua que o mercado de perfumes na cidade de Lagarto é muito próspero e tem a necessidade de comercializar novos produtos, principalmente pelo crescimento diário do próprio município.
“Acredito muito que nada na vida acontece por acaso, e devemos nos atentar aos sinais existentes na nossa vida. Muitas vezes as oportunidades surgem em meio a situações que não se imagina, mas faz a total diferença. Poder hoje tocar meu próprio negócio em parceria com meu filho é maravilhoso. Minha dica é sempre buscar a harmonia, além de dividir as relações com respeito”, finaliza a empreendedora que já pensa em abrir mais unidades da Touti por Sergipe, para isso, já está analisando novos lugares e possibilidades de crescer com a franquia. Lucineia também é mãe dos jovens Caio Vinícios, 25 anos, graduando em Fisioterapia e do Lorenzo Daniel, 11 anos.
Data comemorativa
Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com Offerwise Pesquisas aponta que a expectativa é que cerca de 128 milhões de consumidores comprem presentes para celebrar o próximo Dia das Mães. O que representa um impulso significativo para o varejo, com uma movimentação estimada de R$ 40,21 bilhões.
Roupas, calçados e cosméticos são os itens mais buscados na hora de presentear as mães. A Touti, por exemplo, preparou um lindo kit promocional para o Dia das Mães, composto por um perfume, um hidratante e uma caixa de presente no valor de R$ 104,90. O cliente tem a opção de escolher qualquer uma das mais de 70 opções de perfumes da marca.
A campanha intitulada “Dia das Mães – Celebre cada momento com o presente perfeito”, já está ocorrendo nas mais de 700 unidades da franquia e estará disponível até o próximo dia 12. A data é uma das mais importantes e concorridas para a franquia.