A franqueadora Portal Solar, que possui mais 20 mil sistemas fotovoltaicos vendidos em telhados de residências e empresas e cerca de 200 unidades espalhadas por todas as regiões do País, acaba de receber o prêmio de melhor rede de franquias nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente e social, que compõem as ações de ESG.
A premiação, concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) neste mês, é o reconhecimento das ações de uma década do Portal Solar nas áreas de educação do consumidor, acessibilidade financeira e atendimento em nível nacional, que têm contribuído para a transição energética do Brasil a partir da expansão do uso da energia solar nos telhados de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.
A proposta da ABF com o prêmio é identificar, selecionar, incentivar e reconhecer devidamente as redes de franquias, respectivos franqueados por elas indicados, fornecedores, startups e demais associados que se destacaram por sua atuação em prol do desenvolvimento de negócios sustentáveis, englobando tanto a avaliação de seu posicionamento, compromisso, estratégia e lideranças, como seus programas, projetos e ações relacionadas aos pilares da sustentabilidade corporativa, nos eixos do ESG (ambiental, social e governança), bem como ao pilar econômico.
Com a atuação de uma década no setor de energia solar no Brasil, o Portal Solar promove a educação dos consumidores com extenso e diário conteúdo no site, que é compartilhado de forma estruturada e totalmente gratuita aos cidadãos. Para a acessibilidade financeira, o trabalho é na democratização da tecnologia fotovoltaica, que é feito com a oferta de linhas de financiamento de instituições parceiras para todos os perfis. Já na abrangência nacional, a companhia possui presença nas cinco regiões, com o atendimento a clientes e a franqueados em todas as cidades.
Os mais de 20 mil sistemas fotovoltaicos comercializados pela rede do Portal Solar no Brasil equivalem a cerca de 16 milhões de toneladas de CO2 evitados, que correspondem a aproximadamente 416 mil árvores plantadas.
A franqueadora do Portal Solar possui atualmente cerca de 500 mil visitas por mês na plataforma, sobretudo de consumidores que buscam instalar energia solar e de profissionais que querem empreender na área. A organização recebe uma média de 700 candidatos a franqueados por mês na plataforma, de todas as regiões, o que tem conferido grande capilaridade das franquias no território brasileiro.
Um dos fatores da grande quantidade de instalações e da expansão das franquias é o modelo home-based e a ausência de experiência prévia no setor de energia solar. O franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval, uniformes, um drone e material de marketing. A franqueadora é responsável pela criação dos projetos e das homologações regulatórias necessárias do sistema junto à concessionária, sem custos ou responsabilidades para o franqueado.
Também é oferecido todo o suporte do time comercial da sede, incluindo um gerente e um engenheiro designados para cada franqueado, que acompanham e dão apoio constante nas visitas técnicas.
O Portal Solar ainda presta consultoria comercial, de marketing, jurídica e de engenharia, no intuito de garantir maior eficiência das unidades, bem como possui fornecedores de equipamentos homologados, com as melhores marcas e modelos para oferecer aos clientes.
“Com o sucesso do modelo de negócios e a presença digital relevante, projetamos, para os cinco próximos anos, dobrar de tamanho, tanto em termos de unidades de franquias quanto de sistemas de energia solar instalados em residências e empresas no País”, comenta Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar.