Consumir um prato pronto e congelado passou a fazer parte do cotidiano de milhares de brasileiros. Essa tendência acontece por conta da praticidade que esse recurso oferece, fazendo com que as pessoas tenham mais tempo após realizarem as suas refeições e não ficarem por um longo período na cozinha.
Em um levantamento feito pela consultoria multinacional Kantar Worldpanel, revelou que 46,3% dos brasileiros consomem algum tipo de prato pronto e congelado no ano de 2022. Essa porcentagem é o equivalente a 27 milhões de lares brasileiros. Além da praticidade, esse movimento também contribui para uma alimentação mais saudável.
Visualizando esse cenário, os empresários Renata Brito, juntamente com o seu marido, Denver Lucas, investiram em uma unidade da franquia To Go Congelados – rede de franquias de alimentos congelados – em São José do Rio Preto/SP, a primeira loja da rede no município.
“A franquia conta com mais de 350 itens em seu catálogo, atendendo a todos os gostos e públicos. São diversas categorias de produtos, entre elas os picolés, sorvetes de massa, refeições completas, refeições premium, sobremesas, salgados, frutas congeladas, caldos, sopas e outros. Além disso, temos alimentos da linha zero açúcar e vegana, para quem está mantendo uma alimentação mais saudável”, comenta Renata.
Importando a ideia
A franquia To Go nasceu em 2017, na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, após uma viagem do fundador da marca Antônio Torres, e seu filho Gabriel Torres para a França. Por lá, chamou a atenção deles o fato da comida ser servida sempre porcionada, além de ser comida de verdade e saudável.
“Isso me despertou a atenção pelo fato de ter feito cirurgia bariátrica, pois sempre tive dificuldade para poder ter uma refeição prática, sempre balanceada e com o mesmo peso, mas que fosse de rápido preparo. Na França encontrei um estabelecimento que vendia esse tipo de comida, sem ser só lasanha e hambúrguer igual víamos no Brasil. Dessa forma, importamos a ideia e comecei implantando na minha sorveteria algumas sobremesas e, posteriormente os salgados, até implementar as refeições e se tornar a To Go como conhecemos hoje”, conta Antônio.
Ultracongelamento
Além de trabalhar com comida de verdade, a franquia tem o diferencial de possuir a tecnologia do ultracongelamento.
“O ultracongelamento permite a não necessidade de adicionar conservantes na comida, mantendo o conservante natural do alimento. Os nutrientes da refeição, que normalmente se perderiam no congelamento comum, no ultra não são perdidos. Ou seja, uma comida muito mais saudável e saborosa”, comenta Renata.
Mais de 350 itens
Com mais de 350 opções de alimentos, a To Go Congelados tem como proposta promover a praticidade no dia a dia dos consumidores, mantendo uma alimentação de qualidade, além de um custo-benefício justo.
“O carro-chefe da marca são os sorvetes, principalmente o sorvete de pistache. Já nas refeições, o que vem chamando mais a atenção é o salmão grelhado ao molho de maracujá. A marca também conta com uma linha de comida pet, a To Go Pet Food. Ela é composta por alimentos e petiscos naturais, desenvolvidos por uma veterinária especializada, pensando na saúde e alimentação de cães de todos os portes e raças”, conta a franqueada.
Modelo de negócio
Atualmente, a marca conta com dois modelos de negócio. O primeiro é o Express Home Based, onde é possível fazer um anexo da To Go em qualquer estabelecimento, ou até mesmo em casa, dentro da garagem. Nele é possível ter até três freezers, não tem a necessidade de ter funcionários e um imóvel dedicado para a To Go.
O segundo modelo é o convencional, que foi o escolhido para ser implantado em Rio Preto. Essa é a modalidade loja de rua, com um espaço maior, contendo 6 freezers, fachada e identidade visual. Essa é a opção com mais operações da marca no país.
Expansão da marca
Atualmente a To Go Congelados conta com 204 lojas ativas e mais 34 unidades em implantação, totalizando 238 unidades comercializadas. A marca está presente em mais de 13 estados e mais de 50 cidades brasileiras.
“Decidimos investir em Rio Preto pelo fato de ser uma cidade conhecida por ter inúmeras marcas de franquias, sendo um local propício para empreendedores. Além disso, é a primeira franquia desse segmento no município, chamando a atenção dos moradores de toda a região”, finaliza Renata.