Depois de se estabelecer como um modelo de negócios prático, acessível e lucrativo, o sistema de minimercados em condomínios começa a ganhar outros espaços, como empresas, hotéis e shoppings centers. Maior rede de minimercados no Brasil, a SmartStore conta hoje com cerca de 1,6 mil unidades em atividade e deste total, 120, ou 8%, estão fora dos residenciais.
A maior parte dessas unidades está instalada em empresas, embora shoppings e hotéis também apresentam alguns cases de sucesso. Os locais são vistos como estratégicos, devido ao grande fluxo de pessoas, que precisam fazer algumas compras pontuais e estão em busca de praticidade e agilidade. Prova disso é que a empresa prevê um crescimento de 17% nas unidades fora dos condomínios residenciais até o fim deste ano.
“A partir de 150 funcionários, a demanda por um mini-mercado dentro da empresa se torna viável. Esse número garante um fluxo de clientes suficiente para manter a operação funcionando de forma eficiente e lucrativa. No caso de shoppings e hotéis, o fluxo normal de pessoas é interessante e facilita o sucesso do negócio”, afirma Oberdan Siqueira, diretor de Expansão da SmartStore.
Em 2023, a SmartStore alcançou um faturamento de R$200 milhões, e para 2024 a expectativa é atingir R$300 milhões, com 2 mil unidades em atividade pelo o Brasil. O crescimento de 50% na operação no período se justifica pela facilidade de licenciamento, com baixo custo de investimento, na casa dos R$15 mil, e expectativa de recuperação, em até nove meses.