O pistache conquistou os brasileiros, mesmo o país não sendo produtor. Em 2023 o boom de consumo fez com que as compras aumentassem em 97% de acordo com a fintech de comércio exterior, Vixtra, e dados da Secretaria de Comércio Exterior. E a combinação do fruto com doces é o que prevalece no paladar e deve continuar crescendo em 2024. Ovos de Páscoa com pistache e panetone com pistache, por exemplo, ficaram entre os termos online mais buscados nas últimas datas comemorativas e, para competir neste mercado crescente, a The Best Açaí anuncia o ‘doce verde e gourmet’ no buffet por quilo, combinado com açaí e em calda. “E sem alteração dos valores”, já adianta Sérgio Kendy, CEO da rede que é a maior do Brasil no modelo self-service, com mais de 360 unidades.
Assim como o creme de avelã, que até hoje surpreende os clientes da marca por ser encontrado no self-service sem custo adicional, o pistache vem para somar da mesma forma, em um sabor específico de açaí com pistache e em formato de calda. “Mesmo com o aumento das importações, o pistache ainda é um fruto caro. Por isso precisamos fazer inúmeros estudos para conseguir trazer para o formato self-service sem alterações dos valores das balanças. A The Best Açaí é conhecida pela inovação e isso envolve desafios. Se é para trazer o pistache que seja de forma ousada”, brinca Kendy. De acordo com ele, mais de 70 mil clientes passam pelas unidades diariamente.
Tanto o novo sabor de açaí com pistache quanto a calda de pistache trazem o fruto na composição, importado da Turquia, não penas a essência. “Quem consome sabe diferenciar o que é só essência e o que agrega pistache de verdade. Os nossos lançamentos são com o fruto importado. Fizemos inúmeros testes de fórmula e sabor e temos certeza que os consumidores vão curtir”, confirma o CEO.
De acordo com ele, a aposta é que as novidades com pistache conquistem os primeiros lugares de consumo da rede já no primeiro mês. “Prevemos produzir 60 toneladas em um mês. Além da calda disponível no buffet, temos certeza do sucesso do açaí com pistache. Também provocamos os nossos clientes a ousarem em outras combinações, visto que mantemos nossos outros 11 sabores de açaí, 24 sabores de sorvete e 40 acompanhamentos. É possível combinar morango com pistache, brigadeiro, beijinho, entre outros”, explica Kendy.
O valor do quilo nas mais de 360 unidades varia de R$ 49,90 a R$ 69,90. O CEO aconselha que o cliente entre em contato com a loja mais próxima e pergunte se os produtos já estão disponíveis.
O Irã é o maior produtor mundial, com safra de 269,3 mil toneladas, seguido dos Estados Unidos, com 199,4 mil toneladas, e da Turquia com 100 mil toneladas de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.