Em março, a Prepara Cursos, rede de franquias de cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação do Grupo MoveEdu, completou 20 anos de atuação. A marca foi fundada em 2004 pelo atual presidente, Rogério Gabriel. Em 2007, a rede se filiou à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e hoje, conta com mais de 290 escolas em diferentes estados brasileiros. Atualmente, a Prepara Cursos oferece mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e à distância, nas áreas de Informática e Tecnologia, Comércio e Serviços, Administração e Vendas, Saúde, Inglês e Preparatório para o ENEM. Com mais de 70 mil alunos matriculados, a atuação do centro de educação, que tem opções com tíquete médio de R$ 235, visa jovens de 14 a 17 anos, que buscam adquirir conhecimento para a conquista do primeiro emprego. Ano passado, a marca deu mais um passo importante em sua história, lançando opções de Graduação e Pós-Graduação.
A trajetória de sucesso de Rogério Gabriel, o fundador da marca, teve início quando o empresário investiu em sua primeira empresa, chamada Precisão Informática. O negócio operava como uma rede de produtos de informática que, naquela época, figurou entre as 100 maiores e melhores do setor no País. Com o passar dos anos, se tornou um commodity e a decisão foi de fechar as portas e seguir um novo sonho. Entusiasta por assuntos ligados à tecnologia e a inovação, Gabriel fundou a Prepara Cursos no intuito de atender à demanda do mercado por profissionais qualificados. Na ocasião, a marca nasceu como uma escola de informática.
“Foi uma decisão acertada, pois o modelo de negócio que investimos era diferente do que já existia no mercado. Desde o início, adotamos o sistema híbrido de ensino, que une a figura do educador aos recursos tecnológicos. Isso possibilita que os alunos de uma mesma sala aprendam no seu próprio ritmo. Ou seja, foi uma maneira diferente de ensinar jovens e adultos. Assim, apostamos na nossa expertise em educação para oferecer aulas individuais, no computador e com o apoio de orientadores em sala de aula, de forma revolucionária e eficiente”, revela Rogério Gabriel.
Após três anos, a Prepara Cursos contava com 20 escolas em operação, entre próprias e terceiras. E foi neste ano, em 2007, que o executivo tomou outra decisão que mudaria o patamar da empresa – franquear a marca. Dessa forma, a rede se filiou à Associação Brasileira de Franchising com o modelo de franquias que se tornou a principal ferramenta de expansão. Um dos principais diferenciais de investir em uma franquia da marca é o baixo investimento, a partir de R$ 150 mil, ser uma operação enxuta e de fácil gestão, que não necessita de estoque, tendo menor custo operacional e alta rentabilidade, de 40% ao mês. Além disso, trata-se de um negócio com receita recorrente. “Nunca me faltou convicção em relação ao modelo. Era inovador, robusto e representava um diferencial no mercado. Depois que ingressamos no franchising, em apenas um ano já somávamos mais de 30 escolas em funcionamento”, afirma o presidente.
Em 2012, a Prepara deu início a um projeto focado na empregabilidade dos alunos, com o Programa Mais Empregos. A iniciativa visa encaminhar estudantes para as melhores vagas do mercado de trabalho em todo o Brasil. Ao longo dos anos, o projeto construiu uma ponte entre os estudantes e o setor empresarial, possibilitando que os alunos que receberam cursos livres que auxiliam na capacitação profissional, pudessem estar aptos a conquistar uma vaga para o primeiro emprego. “Mesmo não se tratando de uma atividade diretamente ligada ao setor de educação, é coerente com a nossa missão, já que o aluno faz um curso com o objetivo de encontrar um emprego”, explica Gabriel.
Já em 2014, visando ampliar o portfólio, a marca lançou o curso de inglês nas escolas. Crescendo exponencialmente, em 2017, Rogério Gabriel efetuou a compra da Microlins, S.O.S e People Tech and English, empresas que atuam no mesmo segmento, com foco em ensino profissionalizante, de idiomas e cursos livres. A partir de então, nascia o Grupo MoveEdu, o maior grupo de educação profissionalizante do País. Atualmente, as marcas que integram o grupo são Prepara Cursos, Microlins e Ensina Mais Turma da Mônica.
Recentemente, em 2023, visando o conceito de lifelong learning, para que o aluno receba um reforço escolar no ensino Fundamental, capacitação profissional, um segundo idioma durante a adolescência e uma faculdade, as escolas do grupo passaram a oferecer cursos de graduação e pós-graduação aprovados pelo MEC (Ministério da Educação). Entre as opções, a rede disponibiliza cursos de Graduação, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia, Marketing e Recursos Humanos; e Pós-Graduação nas áreas de Tecnologia, Negócios e Educação.
“Investimos em conceitos que abrangem a educação continuada, mas além disso, promovemos treinamentos com nossos alunos, visando sempre um futuro profissional promissor. Nosso portfólio oferece mais de 100 cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e à distância, em diferentes áreas. Hoje, somamos mais de 70 mil alunos matriculados e seguimos expandindo nossa operação. Apenas neste ano, projetamos a implantação de, ao menos, 36 novas escolas, em diferentes regiões do País, mantendo a nossa missão de promover uma mudança na vida de jovens e adultos por meio da capacitação profissional”, finaliza o presidente.