Com duas unidades em operação, uma na capital paulista e outra em Ribeirão Preto, no interior do estado, a Spicy Tuna, que está chegando agora ao franchising, é diferente de tudo o que o brasileiro já experimentou. O tradicional poke havaiano, um prato que combina o típico arroz japonês, o Gohan, com uma marinada especial de atum ou salmão e molhos com diferentes graus de picância, se une a outras opções de lanches à base da mesma marinada de peixes e bubble teas – os famosos chás de bolhas. O cardápio enxuto deixa clara a essência do negócio: uma rede de fast casual que aposta em comida de verdade, preparação exclusiva e um ambiente agradável para receber todos os públicos. Agora, a Spicy Tuna busca tração para expandir para todo o Brasil e terminar o ano com 20 lojas e faturamento de R$ 5,2 milhões.
Quem está por trás da novidade é o brasileiro Giovanni Bruno, natural de Ribeirão Preto. Com uma veia empreendedora pulsando há anos, o empresário de 29 anos viveu no Havaí durante dois meses em 2015, mesmo período que a ilha fervilhava com a vitória do também brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, que conquistou o título mundial de surfe, vencendo ninguém menos que Gabriel Medina. Com a oportunidade única de vivenciar o momento, Giovanni conheceu muitas pessoas ligadas ao esporte e experimentou o tradicional poke, algo único e marcante.
De volta para casa, após finalizar o intercâmbio em San Diego, motivo que o levou para os Estados Unidos, Bruno retomou suas tentativas empreendedoras no Brasil.
Conciliando a faculdade de engenharia de produção, curso que havia trancado para fazer a viagem, e outros freelas que tocava em paralelo, foi durante a preparação do prato, algo que julgava bem simples e saboroso, que ele teve a ideia de torná-la um negócio de fato. Dividiu o plano com um amigo, que o convidou para conversar com o pai, que já era envolvido com o franchising. Do papo descompromissado, surgiu ali, aos olhos de Giovanni, uma mentoria que o ajudou não apenas a colocar o negócio em pé, mas fundamentá-lo muito bem para se tornar num curto período de tempo uma rede de franquias.
Foi assim que, em janeiro de 2023, com um investimento total de R$ 250 mil, sendo R$ 120 mil próprios, Giovanni abriu a primeira unidade da Spicy Tuna em Ribeirão Preto. Bem relacionado, convidou a todos para conhecer sua nova jornada e não faltou avaliações positivas que sustentassem o plano de que aquele sabor único deveria realmente conquistar todos os brasileiros. E bastaram apenas cinco meses para que um cliente bastante assíduo, de mudança para Jericoacoara, no Ceará, sinalizasse o interesse em abrir uma unidade no Nordeste brasileiro. Sem a formatação ainda, a venda da franquia não foi possível, mas o impulsionou a dar entrada nos processos do franchising. Agora, seis meses após esse pontapé inicial, a Spicy Tuna se torna em janeiro de 2024 oficialmente uma rede de franquias.
Já pensando em dar tração à expansão da rede, Giovanni inaugurou em outubro de 2023 a segunda unidade no Itaim Bibi, em São Paulo, em modelo de quiosque. Os passos dados até aqui indicam a solidez com que o negócio vem sendo construído. O tino empreendedor, que já estimulava o então jovem desde 2018, quando abriu uma loja numa plataforma de comércio eletrônico para vender produtos voltados para a prática de crossfit, atividade que começava então a praticar, foi aperfeiçoada ao longo dos anos. A loja deu vez aos novos sonhos e, sobretudo, ao sabor único e inesquecível da iguaria havaiana.