A experiência ruim de um serviço já gerou muitas ideias empreendedoras por aí. Foi o que aconteceu com Juliana Candeias Vilela, de 37 anos, ao procurar um serviço de depilação a laser, em Rio Branco (AC).
“A atendente me informou que só havia agenda para depois de 80 dias. Achei um absurdo e comecei a pensar no ramo como uma forma de investimento”, conta. Assim ela conheceu a franquia Maislaser e hoje fatura R$ 800 mil por ano.
Infância em sítio
Juliana nasceu na cidade de Salto do Céu, no interior do Mato Grosso. Durante a infância e boa parte da adolescência, morou em um sítio. Para estudar, tinha de percorrer uma distância de 30 quilômetros.
Aos 16 anos, mudou de cidade, sozinha, para concluir o ensino médio e iniciar o curso superior. De certo, se formou em Administração de Empresas. Juliana conta que foi um período muito difícil longe da família.
“Eu trabalhava de dia e estudava à noite para me manter. Mesmo assim, meu salário não era o suficiente para pagar os estudos e me alimentar. Eu só consegui me formar porque tive apoio e ajuda dos meus pais”, completa.
Demissão e oportunidade
Após a formação, Juliana trabalhou em uma instituição financeira por sete anos. Nessa época, seu marido (que trabalhava na mesma empresa), foi aprovado em um processo seletivo para um cargo de liderança. Por normas corporativas, eles não poderiam trabalhar no mesmo lugar. Juliana foi demitida e se mudou para Rio Branco (AC), onde o marido começou a exercer a nova função.
Desempregada e com o desejo de empreender, ela passou a buscar opções no mercado. Mas foi a falta de agenda de uma empresa de depilação a laser que a fez enxergar uma oportunidade de investir no segmento.
“A partir do momento que vi a falta de um serviço de qualidade no ramo de depilação a laser na minha região, procurei por franquias. Quando encontrei a Maislaser fiquei encantada. A marca tinha um ótimo modelo de negócio e priorizava o que eu como cliente buscava: o serviço de qualidade com excelência no atendimento” conta.
Primeira unidade
A primeira unidade foi inaugurada em 8 de março de 2022. Foi um ano marcado por muitos desafios. Basicamente, os principais foram a falta de experiência no setor e a implantação da unidade pela localização em que foi instalada.
“Meu maior desafio foi o fato de o Acre ficar no extremo norte do Brasil, distante dos grandes centros. A falta de mão de obra qualificada e franquias com um modelo de negócio ideal para a minha região impulsionaram esses desafios”, comenta.
Já no segundo ano, mais experiente, as coisas melhoraram e Juliana faturou R$ 820 mil. Para 2024, a empresária projeta um faturamento de R$ 900 mil e uma nova unidade em Rondônia “Minha meta é faturar R$ 100 mil por mês com uma máquina, atendendo meus clientes com perfeição, sempre cuidando deles”, diz.
Equipamento exclusivo
De acordo com Wlamir Bello, fundador e sócio da franquia Maislaser, hoje existem três principais tecnologias em depilação a laser: Alexandrite, Diodo e ND Yag. “Eles têm comprimentos de ondas e resultados diferentes. Nosso equipamento é exclusivo no Brasil e reúne os três”.
Além disso, o sócio da franquia Maislaser conta que há outro equipamento nas clínicas, que utiliza a tecnologia ND Yag em dois comprimentos de ondas, obtendo melhor resultado para remoção de tatuagem, manchas, cicatrizes, melasma, clareamento íntimo, manchas de acne, estrias, olheiras e até micose de unha.
“Para o franqueado, é uma oportunidade de atrair novos clientes além daqueles que buscam a depilação a laser, e manter os atuais oferecendo outros serviços”, explica Wlamir Bello, sócio da franquia Maislaser”. E completa: “dessa forma, o franqueado tem uma receita recorrente e a possibilidade de aumentar o faturamento da unidade”.
Franquias: segmento em alta
Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o setor cresceu 13,8% em 2023 em comparação com 2022, faturando R$ 240,6 bilhões. O segmento de saúde, beleza e bem-estar foi o segundo que apresentou maior alta com um percentual de 17,5%, responsável por R$ 55,6 bilhões.
De acordo com a entidade, mudanças de hábitos do consumidor, maturidade das marcas e a entrada de novos serviços ajudaram a alavancar o crescimento do segmento.