O mercado de alimentação está em constante evolução, impulsionado pela criatividade dos chefs e pela busca dos consumidores por experiências gastronômicas diferenciadas. No que se refere a bares e restaurantes, os empresários que investem no aprimoramento constante ganham destaque, aqueles que não, ficam pelo caminho. Estar atento às mudanças e às oportunidades não apenas permite o crescimento, mas também a conquista de novos públicos. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apresentou um levantamento em 2023 que sinaliza a existência de 213.126 bares no país, porém, um número pouco expressivo de franquias no segmento, com percentual de 1,37%.
Em outra pesquisa divulgada pela entidade, a expectativa do setor é grande para 2024, as recorrentes reduções da taxa de juros, mesmo que sutis, a projeção de inflação de 3,87% pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para 2024, mostram boas perspectivas para o segmento, visto que reflete no aumento do poder de compra dos consumidores.
A escolha por bares e restaurantes vai além do consumo de comidas e bebidas, os clientes buscam também conveniência, praticidade e conforto. Nesse universo, integrar soluções de tecnologia para atendimento colabora como fator para alcançar a satisfação do cliente. “O mercado é dinâmico e exigente, sabemos do nosso potencial de sabor no que é oferecido para o cliente, e alinhamos com um atendimento ágil, seguro, para mantermos um posicionamento competitivo”, afirma Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém a marca Espetto Carioca, além das marcas Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito.
Tal universo tende a ser explorado com formatações estratégicas para um mercado competitivo e crescimento constante. A rede de bares e restaurantes Espetto Carioca, por exemplo, tem quatro formatos de franquia: quiosque, bar e restaurante, fast casual e vending machine. Conta com 54 unidades ativas em todo o país que oferecem um cardápio tradicional de petiscos no espeto e, como diferencial, leva o estilo carioca para outras localidades além do Rio de Janeiro, como Bahia, Goiás, São Paulo e Espírito Santo, e logo chega em Minas Gerais, onde já está com unidades em fase de implantação.
Conveniência: espetinhos dos bares para dentro de casa
No modelo vending machine, voltado para condomínios e outros locais como clubes, o diretor de novos negócios do Grupo Impettus comenta que reflete nas negociações com interessados, já que é uma opção acessível e de grande identificação do público com os produtos. Uma pesquisa da Brain Inteligência divulgada em 2023 apontou que sete em cada 10 compradores de imóveis no país consideram pagar um pouco mais caso o condomínio tenha um minimercado na área comum. Isso gera oportunidades para empreendedores. “Com a nossa máquina, o consumidor tem a facilidade de comprar os produtos que só encontraria indo até uma das lojas. Agora ele consegue adquirir os espetinhos temperados e congelados e ter a qualidade e sabor da marca no conforto do lar e na companhia de familiares e amigos”, sugere o executivo.
A empresa visa maior presença nacional com novas unidades, ao mesmo tempo, sabe da importância do desenvolvimento profissional e a retenção de talentos, por meio de sua Universidade Impettus, que trabalha no aprimoramento contínuo dos colaboradores, com personalização e treinamentos abrangentes. Essa prática fortalece a missão de garantir alto padrão de atendimento nas unidades de todo o grupo.
“Buscamos aprimorar processos, não podemos focar só na excelência operacional, mas também preparar um clima organizacional dinâmico e motivador, estimulando as pessoas a conquistarem crescimento profissionalmente. Dessa forma, os clientes serão impactados no sabor dos nossos cardápios, no atendimento, pois o olhar humanizado faz compreender as necessidades do cliente. Nos adaptar às tendências se torna fundamental para nos mantermos em destaque nesse cenário em constante transformação. Inclusive, projetamos 30 novas unidades para 2024, 10 no formato Bar e 20 Vending Machines, reafirmando nossa visão otimista de crescimento e presença nacional”, finaliza Gorodicht.