Gustavo Migliorini, de 37 anos de idade, começou sua história no setor óptico aos 20 anos de idade, quando trabalhava como vendedor de uma ótica familiar. Com a experiência adquirida nesse período, o então funcionário tomou a decisão de investir em seu próprio negócio e, após três anos, conta com quatro unidades da franquia de óticas QÓculos.
A paixão por empreender surgiu da vontade de trabalhar com diferentes tipos de público, incluindo classes C e D, além de uma maior variedade de produtos. Então em conversa com seu irmão, hoje sócio nas quatro operações, e um conhecimento prévio sobre a franqueadora, decidiram mergulhar de vez no franchising.
Sucesso da primeira unidade inicia trajetória como multifranqueado
A primeira unidade dos irmãos Migliorini foi inaugurada no dia 06 de agosto de 2020, em Mogi das Cruzes. Pela região que escolheram e para atender o objetivo de atender diversos tipos de público, optaram pela QÓculos, no modelo de negócio outlet. “Ao optar pelo modelo de franquias, consideramos critérios essenciais como transparência, suporte, boas condições de negociação e qualidade”, afirma Gustavo.
A ideia de abrirem mais lojas veio após o sucesso da primeira unidade. As demais operações foram em Suzano, Taubaté e mais uma na cidade de Mogi das Cruzes-SP. “mensalmente comercializamos cerca de 1.300 óculos, entre grau e sol, mensalmente. Por conta disso, esse ano queremos inaugurar duas novas operações. O sonho e meta como empresários é chegarmos a 10 unidades, e vamos trabalhar para realizar”, finaliza o empresário.
Mercado óptico e franchising
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40 milhões de pessoas precisam de correção visual. Além disso, o mercado óptico vem passando por mudanças. Se antes era voltado apenas para saúde e cuidados essenciais, hoje abrange também as áreas de moda e acessórios.
“Por essas questões e outras, o mercado óptico no Brasil é um terreno fértil, principalmente no franchising”, ressalta Rafael Galdinoo, diretor executivo e cofundador da franquia QÓculos.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ano de 2023 destacou os negócios de Saúde, Beleza e Bem-Estar, onde estão as óticas, como o segundo lugar em crescimento no franchising. O segmento apresentou a maior alta com um percentual de 17,5%, responsável por R$ 55,6 bilhões, comparado a 2022.