Com a conta de energia elétrica cada vez mais alta, muitos consumidores passaram a buscar alternativas para gerar economia com esse custo. Dessa maneira, a energia solar fotovoltaica tem ganhado destaque no país, batendo recorde de potência instalada ano após ano.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil passou a marca de 35 gigawatts (GW) de potência instalada de fonte solar fotovoltaica, tudo isso contabilizando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, sendo equivalente a 15,9% da capacidade instalada da matriz elétrica do País.
Segundo a Absolar, desde 2012 a fonte solar já gerou ao país mais de R$ 170 bilhões em novos investimentos e mais de R$ 47,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos. Além dos benefícios econômicos, a energia solar também contribuiu para o meio ambiente, pois através dela o Brasil evitou a emissão de 42,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
O setor também é grande responsável pela geração de empregos, conforme mostra o levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Os dados apontam que o Brasil é o quarto país do mundo que mais emprega no setor de energia solar, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.
Visualizando esse cenário altamente positivo e com a possibilidade de levar economia aos consumidores e uma forma de investimento aos empreendedores, o empresário Allex Gomes, fundou a rede Power Mais Energia Fotovoltaica. “Para nós energia solar é uma solução financeira, pois o seu principal objetivo é reduzir os custos fixos de conta de luz de empresas e residências, foi aí que surgiu o projeto da franquia”, conta o CEO.
Início como um produto
A Power Mais surgiu no ano de 2011, porém na época era apenas um produto de uma outra marca no ramo de soluções financeiras, que faz parte do grupo License Consultoria e Franchise, que também tem o empreendedor Allex Gomes como fundador.
“Mas logo deixou de ser um produto e em 2020 entrou para o franchising se tornando um grande player no mercado de energia sustentável com mais de 6 mil projetos instalados e homologados em todo Brasil”, detalha o CEO da Power Mais.
Negócio democrático
Muitas marcas desse ramo exigem que o empreendedor tenha algum tipo de experiência no setor para que eles possam investir, mas o mesmo não acontece na Power Mais, sendo um fator que impulsionou a expansão da empresa e revolucionou seu modelo de negócio.
“Para investir na franquia não é necessário que o empresário seja eletricista, técnico ou engenheiro, basta ele ter ambição e vontade de empreender no setor que ele alcançará o sucesso”, completa Allex.
Gomes também ressalta que outro diferencial da marca é de ser a única rede com logística, instalação e homologação completa, tudo por conta da franqueadora. “Após o fechamento do contrato, nosso franqueado não se preocupa com nenhuma etapa do processo. Tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo assim um padrão de qualidade em todo Brasil.”
Além disso, pelo fato de a marca fazer parte do Grupo License, é possível garantir maiores meios de financiamento aos clientes. “Temos o maior hub de financiamentos disponível no mercado, com mais de 30 instituições financeiras parceiras, o que aumenta mais as chances de aprovação e, consequentemente, o fechamento da venda”, salienta Allex.
Modelo de negócio
A Power Mais oferece ao empreendedor duas possibilidades de negócio, sendo o home office e o standard (loja física). Além disso, a marca possui investimento inicial baixo, se encaixando no padrão das microfranquias, com um faturamento mensal bem atrativo.
No modelo Home Office o franqueado terá o trabalho de prospecção externa ou através de marketing digital, sem a necessidade de loja física. “Ele não irá necessitar de funcionários para começar a operar, além de não ter delimitação territorial, podendo vender em qualquer região do país. Todos os franqueados home office podem fazer upgrade para as demais modalidades, pagando apenas a diferença”, conta Allex.
Essa opção conta com investimento inicial de R$ 19.990 (incluso taxa de franquia de R$ 9.990 e capital de giro de R$ 10 mil). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 30 mil, com um lucro líquido mensal de R$ 7 mil e prazo de retorno em 3 meses.
O modelo de negócio Standard é a tradicional loja de rua, onde o franqueado irá trabalhar com prospecção externa, presencial ou através de marketing digital. Nessa modalidade é necessário ter ao menos dois funcionários para atendimento e pós-venda complementar. “Nesse formato não temos delimitação territorial, mas dependendo da quantidade de habitantes podemos blindar a região para que não haja competitividade excessiva”, comenta Gomes.
O Standard conta com investimento inicial de R$ 110 mil (incluso taxa de franquia de R$ 35 mil, taxa de instalação a partir de R$ 35 mil e capital de giro de R$ 40 mil). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 300 mil, com lucro líquido de R$ 30 mil e prazo de retorno em 12 meses.
Perfil do franqueado
O franqueado da Power Mais irá atuar como um vendedor/especialista solar, focado em resolver o problema que é o custo de energia elétrica. Através disso, os franqueados irão prospectar clientes residenciais, empresariais e investidores interessados em reduzir os custos com energia elétrica em até 90%.
“Buscamos investidores para serem franqueados que já possuem um bom relacionamento e uma boa carteira de clientes, pois se eles já contam com pessoas que confiam para comprar algum produto ou serviço, agregar a venda de um projeto de energia solar fica bem mais fácil”, afirma Allex.
Suporte ao franqueado
A Power Mais disponibiliza ao seu franqueado algumas tecnologias para auxiliar no seu dia a dia, como o sistema de gerenciamento de propostas, um engenheiro virtual, sistemas de modulação, software de clima e irradiação solar e fintechs para aprovação de créditos com o hub de financiamentos.
“Também contamos com um treinamento, onde todos são personalizados e direcionados para cada região. Além de termos materiais gravados para auxiliar o franqueado quando ele sentir necessidade”, detalha o CEO.
Expansão da marca
Atualmente, a marca conta com 150 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil, não estando presente em apenas três estados brasileiros. Por mês, a franquia implementa cerca de 10 unidades, seja no modelo home office ou standard. Além disso, cidades acima de 5 mil habitantes estão aptas a receber uma operação.
“Faturamos mais de R$ 10 milhões em 2023 e estimamos crescer o dobro em 2024, ou seja, faturar R$ 20 milhões. Também projetamos comercializar mais 100 unidades, com a entrada de novas tecnologias e novas frentes de venda”, conta Allex.
O CEO da Power Mais ainda cita que a marca iniciou os estudos para internacionalização. “Estamos verificando e analisando as possibilidades de implantação em Portugal, atualmente esse processo está em fase de estudo das legislações do país.”