Conhecida como o “Tinder” da construção civil, a Prospecta Obras, uma construtech que conecta quem vende e quem compra materiais de construção, acaba de anunciar um plano audacioso para expansão em franquias. A empresa espera saltar das atuais 144 unidades para 200 até o final de deste ano, o que representa um crescimento de 40%.
Fundada em 2008 por Wanderson Leite, a ideia do negócio surgiu a partir de uma dificuldade comum enfrentada por todo empreendedor: atrair mais clientes à sua marca. Na época, trabalhando para uma loja de móveis planejados, observou que o velho hábito de aguardar que novos consumidores chegassem espontaneamente ao estabelecimento não funcionava mais. “Precisávamos ir atrás destes compradores onde quer que estivessem. Então, comecei a buscar formas que auxiliassem a encontrá-los e, acima de tudo, a entender suas demandas para que pudesse atendê-las”, explica.
Com este objetivo em mente, aliado à sua paixão pela tecnologia, Leite desenvolveu um algoritmo capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. O programa contém um software de gestão e geolocalização que reúne todas as informações em um só lugar, podendo ser facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, de qualquer lugar. Sua implementação levou a um aumento de 300% nas vendas da loja e, com tamanho sucesso, levou a proposta além – fundando, em 2010, a Prospecta Obras.
Desde então, a startup vem investindo constantemente nos aprimoramentos de seu algoritmo por meio da Inteligência Artificial, atingindo cada vez mais um público que, até antes da pandemia, tinha forte objeção em contar com o apoio da tecnologia em seu trabalho. “Ficou claro que a IA é uma ferramenta extremamente benéfica para a construção civil, ajudando a analisar, identificar e transformar informações do dia a dia destes profissionais em algo relevante para suas operações. O que a pandemia fez foi reduzir a resistência ao uso deste tipo de ferramenta”, ressalta.
Ao implementar IA em seu algoritmo, a ferramenta traz informações completas sobre canteiros de obras no país, seu estado de andamento, quem são os envolvidos no projeto, e muitos outros dados relevantes que conectem estes profissionais às lojas de materiais e interessados em comprá-los. “Levamos essas informações de forma rápida e simples para toda a cadeia, respeitando as normas da LGPD, solidificando o relacionamento e a ponte entre quem constrói e quem vende material para construção”, pontua.
Dessa forma, ao invés de aguardarem que os clientes cheguem ao negócio, o sistema atua proativamente neste sentido, eliminando a dificuldade de comunicação e contato com estes fornecedores e permitindo análises mais precisas para auxiliar a movimentação deste setor.
O sucesso foi tão grande que, desde 2013, a empresa se tornou franquia. Hoje, são 144 franqueados espalhados em mais de 700 municípios, que fazem com que a empresa fique mais próxima dos clientes, tirando o melhor proveito possível da plataforma. Afinal, é com esta rede de apoio aliada ao uso do Big Data, que conseguem entregar aos clientes informações precisas sobre essas obras para que eles possam oferecer seus produtos e serviços em cada fase da obra.
Paralelamente a essa missão, a empresa também criou o EuConstruindo.com, um portal para que qualquer pessoa solicite um orçamento. “Muitas vezes, o cliente também tem dificuldade para solicitar orçamentos de forma rápida e precisa. Por isso, resolvemos oferecer uma solução capaz de simplificar as suas obras”, destaca. A proposta da empresa é oferecer benefícios para quem vende, quem compra e para quem atua como franqueado, fazendo a conexão entre as duas partes.