Atualmente, os festivais de música criam estruturas de uma minicidade, com uma gama de palcos e shows, ambientes instagramáveis, diversas opções de restaurantes e um universo de ativações e a criação de experiências únicas. De olho nessa tendência de consumo que cresceu 400% em relação a 2020, uma contribuição de 4,32% no PIB (Produto Interno Bruto) do país, segundo a Associação Nacional de Organizadores de Eventos Empresariais e Profissionais (ANOEEP), o Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes com mais de 54 unidades espalhadas pelo país, mira os grandes festivais de música e entretenimento. Ao investir R$ 2,5 milhões no ano passado, a rede prevê dobrar o investimento em 2024, cerca de R$ 5 milhões.
Para Bruno Gorodicht, sócio e diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém o Espetto Carioca, a participação em grandes eventos torna a marca cada vez mais conhecida entre diversos públicos. “Os eventos nos permitem apresentar novos produtos, como o sanduíche de churrasco, com validação imediata do público, o que melhora a relação entre a marca e o cliente devido ao contato mais próximo, com menos barreiras. Além disso, posteriormente, podemos inserir esses produtos em nosso cardápio das lojas, por exemplo”, avalia.
Já para este ano, o Espetto Carioca está em negociação com alguns destes grandes eventos e divulgará em breve suas participações. A marca deve aproveitar o bom momento do setor, que teve o melhor resultado dos últimos 5 anos, superando o período pós-pandemia. Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o segmento teve estimativa de mais de R$ 66,5 bilhões nos primeiros sete meses de 2023, sendo que só em julho o setor movimentou R$ 9,7 bilhões, o melhor mês da série histórica, desde 2019.
Com conhecimento de causa, só no ano passado o Espetto Carioca esteve presente em renomados eventos, como The Town, uma edição da Copa AMG Mercedes, e a Turnê do Show Churrasquinho Menos é Mais em diversas capitais do país. Além destes, desde 2015, a rede participa no Sambódromo da Sapucaí, durante o Carnaval. “Enxergamos os eventos como ponto de reforço da nossa marca e, também, para fomentar candidatos interessados em investir na nossa franquia”, afirma.
Na trajetória da marca, também estão as Olimpíadas de 2016, o Rock in Rio, os shows de Cold Play e Rolling Stones, além do Campeonato Carioca, Festival Vila Mix e Garota VIP.