O mercado de Wellness, ou conhecido como bem-estar, reúne serviços e produtos voltados à saúde, nutrição, aparência, condicionamento físico, saúde mental e que vem despontando em um cenário altamente lucrativo e que cresce a cada ano de forma global. Cada vez mais as pessoas estão em busca de qualidade de vida, e isso não envolve apenas a saúde física, mas principalmente entre o equilíbrio mental e emocional.
Relatório da McKinsey apontou que esse mercado já movimentou mais de 1,5 trilhão de dólares globalmente e deve manter um crescimento anual de 5% a 10% ao menos até 2030.O mercado Wellness tem surgido como um campo promissor para quem quer empreender na área. Muito mais do que algo lucrativo, essa é uma oportunidade de impactar positivamente a vida das pessoas.
A franquia Touti – rede especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – tem apostado no empreendedorismo Wellness após notar se tratar de um mercado lucrativo.
Hiago Freitas, coordenador de expansão da franquia Touti avalia que os consumidores do público Wellness estão buscando fragrâncias que se alinhem com seus estilos de vida saudáveis e valores holísticos. “Eles procuram ingredientes naturais, orgânicos e sustentáveis, evitando produtos com compostos químicos agressivos. Fragrâncias com propriedades aromaterapêuticas, que oferecem efeitos relaxantes, revigorantes ou de equilíbrio emocional, também são valorizadas”, diz.
Linha SPA
Foi seguindo esse mercado promissor que a marca criou uma linha específica para esse perfil de bem-estar, o perfume e hidratante corporal da linha SPA, que possui fragrâncias voltadas para aromaterapia, e que passam a sensação de aconchego, calma, cuidado, vivacidade e bem-estar. A linha traz notas cítricas, causando uma sensação de alegria e bem-estar, notas florais com sensação de plenitude e aconchego e até notas frutais, que possuem propriedades para aliviar a fadiga mental.
“Dentro desse mercado da perfumaria, a busca pelo público Wellness tem se mostrado uma tendência significativa. Esse perfil de público procura cada vez mais produtos que promovam não apenas o prazer olfativo, mas também benefícios adicionais para o bem-estar físico, mental e emocional”, enfatiza Freitas.
O coordenador salienta ainda que a empresa adotou uma linha específica de bem-estar após analisarem comprovações científicas que mostram que 75% das nossas emoções são estimuladas pelo cheiro. “Pensando nisso, a fabricação de fragrâncias com aromas leves e preços acessíveis, podem unir a questão do bem-estar à economia, sendo um atrativo para o consumidor dentro deste nicho. Vale lembrar que a aromaterapia tem função garantida na rotina de cuidados emocionais há décadas”, finaliza Hiago Freitas.
Empreender no setor de bem-estar
A Touti nasceu em 2014, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, localizada na região metropolitana do Recife, capital de Pernambuco, e atualmente soma mais de 650 unidades espalhadas nos quatro cantos do Brasil, com unidades em vários pontos comerciais, principalmente nos principais shoppings centers.
No mix de produtos da Touti, há quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes, com um novo produto sendo lançado no mercado a cada três meses. O público-alvo da rede são as classes B, C, e D, com preços acessíveis — a partir de R$ 49,90.
A Touti tem como diferencial ser uma empresa 100% cruelty free e vegana. Isso quer dizer que a marca não realiza testes em animais e não utiliza nenhum componente de origem animal na composição de seus produtos. É uma grande aposta da empresa, que vem sendo adotada cada vez mais por investidores.
São três modelos de negócio oferecidos pela Touti, todos com baixo investimento inicial, a partir de R$ 12 mil, e a rede não vende o quiosque nem o mobiliário das lojas. Isso faz com que o valor de investimento reduza consideravelmente, com apenas um aluguel fixo sendo cobrado por mês pela rede de perfumaria.