Fazer refeições fora de casa sempre foi um prato cheio para a maioria dos brasileiros. A prova disso são os dados do Instituto Foodservice Brasil, em parceria com a Mosaiclab, revelando que no ano passado foram gastos R$ 216 bilhões em alimentação fora do lar, 27% a mais do que em 2021.
Esse movimento tem sido visto em todos os estados do país, ajudando a aquecer diversos setores, como o de franquias.
Uma das regiões beneficiadas é a de Sergipe. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estado nordestino registrou uma alta no faturamento das franquias de Alimentação – Food service em 26,4% somente no 2º trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022.
A pesquisa revela que o faturamento desse setor passou de R$ 47.230 milhões no 2º trimestre do ano passado para uma receita de R$ 59.708 milhões na mesma época deste ano.
Uma das franquias que confirmam esses números e que chegou recentemente em Sergipe, mais precisamente em Aracaju, é a FiChips Food – franquia especializada em fast-food com pratos típicos do Reino Unido – inaugurada em junho deste ano.
Ao visualizar esse cenário e a grande vontade de morar em uma cidade como Aracaju, o administrador Marcelo Inácio, 53 anos, tomou a decisão de investir em uma unidade da FiChips na região. “Vendi minha antiga empresa que tive em São Paulo/SP por 18 anos para buscar um negócio e uma cidade que pudesse me proporcionar qualidade de vida.”
Desejo antigo
O sangue de empreendedor sempre correu pelas veias de Marcelo, tendo seu primeiro negócio próprio no ano de 2005, quando investiu, juntamente com seu antigo sócio, em uma empresa de vendas de equipamentos e serviços para postos de combustíveis.
“Criamos uma empresa em São Paulo, onde no início, proporcionávamos uma consultoria gratuita aos nossos possíveis clientes e tínhamos a convicção de que todo conhecimento e consultoria geraria a venda dos equipamentos. A estratégia foi assertiva, em pouco tempo éramos conhecidos como a melhor empresa provedora de produtos e serviços”, comenta Inácio.
O empresário comenta que o negócio deu muito certo e, consequentemente, se expandiu de uma maneira positiva, mas que acabou tomando muito seu tempo. “Todo prestígio e conhecimento nos impulsionava a buscar novos negócios que pudessem ser incrementados dentro da nossa empresa. Feiras internacionais, convenções e negociações com outros países já faziam parte do nosso cotidiano. Tudo isso fez com que eu perdesse meu tempo em família.”
Percebendo que a sua qualidade de vida estava sendo deixada de lado e o tempo em família já não era dos melhores, Marcelo decidiu que era hora de realizar seu sonho. “Eu e minha esposa passamos a pesquisar algumas cidades para viver e achamos um município em Sergipe que ficava a 1 km da praia e era considerada como cidade interiorana, tudo aquilo que almejamos. E em apenas 12 meses já tínhamos vendido casa, apartamento, rancho, a empresa e nos mudamos para o estado nordestino. Agora sim, poderia conciliar o tempo, família, trabalho, lazer e qualidade de vida.”
Escolha pela FiChips
O franqueado da FiChips em Aracaju conheceu a marca após uma conversa informal com um dos colaboradores da rede. Após estudar e entender melhor sobre o negócio, ele decidiu investir na franquia.
Para ajudar com o novo empreendimento, Marcelo convidou o seu cunhado, Orleans Fontes, 46 anos, para ser seu sócio. “A escolha do Orleans para esse novo desafio não partiu apenas do grau de parentesco, mas foi fundamental outras qualidades a quais sempre entendi como muito relevantes como o conhecimento em empreendedorismo, excelente networking e o fato dele conhecer o município, afinal, eu era recém-chegado de São Paulo”, detalha Inácio.
A unidade foi inaugurada no dia 9 de junho deste ano e fica localizada na avenida Antônio Alves, 652, bairro Atalaia em Aracaju/SE. “Com apenas três meses de operação, estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos atingindo”, afirma Marcelo.
Casa temática é atração
Uma das principais atrações do restaurante e que chama a atenção dos moradores de Aracaju é o fato de a FiChips ser uma casa temática, com decorações inspiradas na Inglaterra.
“A decoração é diferente de todos os locais disponíveis na capital sergipana. Com isso, 90% das nossas vendas são feitas para consumo no local e 10% é pelo delivery. Além disso, temos como princípio fazer os nossos clientes se sentirem em casa e serem servidos com toda atenção, algo que tem feito a diferença”, salienta Inácio.
Os pratos mais procurados, atualmente, na unidade são o Fish & Chips (peixe frito e fritas), Batata Recheada e o Escondidinho de Costela.
Começo animador
Em um curto período, de acordo com o franqueado, a FiChips Aracaju tem atraído um público muito diversificado e recorrente. Além disso, durante esse período a unidade não recebeu nenhuma crítica em relação a sua comida ou atendimento.
“A nossa projeção para a unidade é de fechar os 12 meses com um crescimento de 15% ao mês. Apostamos em momentos como aniversários, comemorações, jogos de futebol, happy hour, além do público itinerante no almoço e jantar, para aumentar o faturamento”, finaliza Marcelo.