Seguindo o plano de evidenciar a culinária brasileira dentro do País, a Água Doce Sabores do Brasil amplia sua presencia em território nacional com a abertura da 7ª operação na região Centro-Oeste. A capital de Mato Grosso, Cuiabá, recebe o primeiro restaurante da rede, que foi fundada em 1990, com uma proposta de casual dinner. A unidade abriu as portas em 11 de setembro dentro do Shopping 3 Américas. Atualmente, a franquia conta com 80 unidades em diferentes estados brasileiros.
Imagem de jogo de vídeo game Descrição gerada automaticamente com confiança baixaSob o comando de Eduardo Dorte, a operação é no formato Express, sendo assim possui um espaço mais enxuto, porém conta com as principais receitas da marca, que é conhecida por ter o melhor Escondidinho do País. O empresário é um dos responsáveis pela expansão da marca na região Centro-Oeste, pois conta com mais três operações localizadas em Rondonópolis, também no Mato Grosso.
“O Centro-Oeste conta com muita oportunidade para o setor de franquias no geral, principalmente nas cidades do interior, que possuem uma economia muito ativa, devido ao agronegócio e as indústrias. Vislumbramos um potencial de compra elevado na região, que passou por uma forte migração de pessoas vindas de outros estados em busca de melhor qualidade de vida. Nosso objetivo é ter, ao menos, cinco restaurantes até o fim de 2024”, comenta Julio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce.
Os consumidores da Água Doce Cuiabá contam com um cardápio assinado pelo apresentador e chef Edu Guedes, que traz uma lista repleta de pratos ideais para serem saboreados em qualquer ocasião de consumo. Para compartilhar, as receitas destaques são: Medalhão ao molho Chimichurri, as famosas Parmegianas e os Escondidinhos, Tilápia Crocante e Mignon ao molho de queijo. Além disso, a marca traz opções de pratos individuais e porções que também levam a brasilidade que está sempre presente nas cozinhas da rede Água Doce.
Atualmente, a rede segue com um plano de expansão focado no formato Express, que é mais enxuto, com um investimento inicial menor, de R$ 424 mil, e que foi desenhado para ser implantado em locais de passagem. Neste formato, o lucro médio mensal varia de 15% a 20% e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Setor de franquias no Centro-Oeste
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de franquias na região cresceu 12,1% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2022. O mercado de alimentação fora do lar teve um incremento no número de unidades no Centro-Oeste, passando de 2.670 operações para 2.939, um crescimento de 10,1%. Além disso, o setor é um dos que empregam na região, com mais de 33 mil postos diretos, entre janeiro e março de 2023.